O programa de diversidade e inclusão da Pöyry - empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria - é uma proposta global em constante crescimento, que tem como objetivo atrair mais talentos com diferentes visões e experiências para o seu quadro de colaboradores. Pensando nisso, estabeleceu como meta até 2030, preencher 40% dos cargos de liderança com mulheres. Isso porque a empresa acredita que equipes diversificadas com bom equilíbrio de gênero alcançam melhores resultados e são mais inovadoras.
Além disso, esse é um passo importante para ampliar a visão e os valores corporativos, refletindo sobre a sociedade atual, o equilíbrio entre homem e mulher, identidade de gênero, origens diferentes e etnia, concedendo mais espaço para o crescimento de diferentes profissionais em uma área que, por tanto tempo, foi predominantemente masculina. Por isso, a Pöyry investe em programas que buscam não somente a diversificação do quadro de colaboradores, mas a inclusão de todos nos processos de tomada de decisão.
Leia também: Mulheres na liderança: um passo mais próximo da igualdade de gênero
Para atingir os objetivos de diversidade e inclusão, a empresa criou ações afirmativas voltadas para o crescimento profissional de mulheres que já atuam no setor e na abertura de vagas que, em um cenário onde a disputa esteja entre duas pessoas em condições de igualdade técnica, a preferência de contratação será de uma mulher.
Ações de diversidade e inclusão da Pöyry
As ações que estão sendo colocadas em prática para transformar este objetivo de ter 40% dos cargos de liderança com mulheres em realidade são:
- Criar um comitê global de diversidade e inclusão
- Preparar a equipe de recursos humanos
- Envolver os líderes de equipe
- Entender as lacunas, oportunidades e desafios
- Criar plano de viabilização do projeto
- Acompanhar o progresso do projeto
- Definir ferramentas para auxiliar na busca de competências e expertises
- Compartilhar cases de sucesso
Diferenças entre diversidade e inclusão
A diversidade por si só em um ambiente corporativo é um grande avanço, já que promove um equilíbrio no mercado de trabalho, dando oportunidades de crescimento para profissionais de diversas etnias, gêneros, faixas etárias, históricos e mentalidades. Já a inclusão é um passo além, pois valoriza todos os talentos, abrindo espaço para diferentes pontos de vista e auxiliando no crescimento da empresa a partir das vivências particulares de cada colaborador, criando senso de pertencimento e respeito às diferenças.
Porém, essa cultura de diversidade e inclusão precisa começar de cima. Com líderes inclusivos é possível promover oportunidades para que toda a equipe reconheça e vença preconceitos enraizados na sociedade, fornecendo as ferramentas necessárias para que todos aprendam com novas experiências.
Leia também: Inclusão, Diversidade e Gênero aceleram o desenvolvimento e a inovação na Pöyry
Liderança inclusiva da Pöyry
A Pöyry possui profissionais corajosos, dedicados e trabalhadores em equipe, características que vão de encontro com os valores da empresa. Esses valores são regidos por quatro princípios essenciais:
- Alavancar a diversidade e inclusão, incluindo diferentes culturas, experiências e crenças
- Capacitar outras pessoas para que atinjam todo o seu potencial
- Defender aquilo que acreditam e inserir sua visão na mentalidade da empresa
- Abrir-se para novas situações ao incorporar novas formas de resolução de problemas à cultura corporativa
Para uma empresa que acredita na diversidade como caminho possível para a construção de um futuro mais justo, a realização de projetos de diversidade e inclusão já fazem parte do seu dia a dia.
Making Future