A Realidade Virtual ou VR (Virtual Reality) é uma tecnologia 3D que permite que o usuário vivencie uma experiência imersiva em um ambiente 360° interativo. Essa inovação é muito utilizada em jogos eletrônicos e em diversos âmbitos que visam o entretenimento, mas no setor industrial ocupou um outro espaço ainda mais interessante: o da segurança.
Hoje, para as empresas, o uso da Realidade Virtual (VR) é um dos auxiliadores para a mitigação de riscos de acidentes no trabalho e o provedor de treinamentos mais robustos e específicos para os profissionais, sempre visando o aumento da segurança do trabalhador em suas atividades.
A segurança como parte integrante da cultura de uma empresa
Quando a segurança está no topo da agenda da maioria das empresas industriais, como ainda é possível ter milhares acidentes de trabalho todos os anos no Brasil? O principal motivo é a falta de avaliações de risco no próprio ambiente de trabalho e a natureza geral do treinamento de segurança.
Felizmente, a tecnologia de hoje nos permite aproveitar todas as vantagens dos modelos 3D existentes (criados durante a fase de projeto), enriquecidos com escaneamento a laser ou fotogrametria aérea e criar um ambiente interativo de 360°, em que diferentes recursos e cenários de segurança podem ser facilmente testados e demonstrados.
É uma aplicação do conceito que chamamos de Gêmeo Digital.
Como tornar as questões de segurança visíveis e perceptíveis no trabalho diário?
A engenharia de segurança deve ser incorporada à cultura de uma empresa e incluída em todas as fases de investimento, desde o planejamento até a partida, manutenção e operação.
Se as soluções de segurança não estiverem conectadas com informações atualizadas da planta e o treinamento de segurança estiver em um ambiente genérico, isso pode causar resistência nos operadores, manutenção e outras partes interessadas.
A Realidade Virtual possibilita integrar todas as informações do site a um modelo virtual realista de um site específico.
Como a Realidade Virtual pode melhorar a segurança da planta
Análise de risco
Com a Realidade Virtual é possível implementar HAZOP ou ATEX ou outras análises de risco de processo de vários locais simultaneamente. Por exemplo, é possível participar da análise a partir de escritórios, de forma econômica e segura, sem deslocamento.
Durante a análise, é possível constatar diferentes cenários e rotas de fuga. Na análise de risco de incêndio, os locais potenciais para incêndios em piscinas podem ser revistos. As localizações existentes e futuras de chuveiros de segurança e outros equipamentos e sistemas de segurança também podem ser revistos a partir do modelo VR.
Classificação de área perigosa
Espaços ATEX classificados podem ser mostrados no modelo de Realidade Virtual. Todas as marcações necessárias relacionadas à segurança em uma atmosfera explosiva, como sinais de EX, limites de um espaço explosivo, sinais de chamas vivas e proibição de fumar ou uso de telefone celular são claramente visíveis no modelo.
Essas informações podem ser utilizadas para planejamento de manutenção, orientação e treinamento, bem como para verificar com a aquisição se novos equipamentos precisam ser equipamentos ATEX ou não.
Análise de consequências
Ao modelar as consequências de um cenário, a Realidade Virtual pode ser utilizada de várias maneiras. A topografia de uma planta pode ser verificada a partir do modelo VR e estimativas feitas onde o possível vazamento derivaria ou mostraria espalhamento modelado com CFD (Computational Fluid Dynamics).
A modelagem de explosões de nuvens de gás ou incêndios podem ser feitos no local mais provável, em detalhes, enquanto outros locais possíveis para o acidente também são levados em consideração.
Após a modelagem, os resultados podem ser mostrados no modelo VR. Distâncias para a radiação de calor especificada ou níveis de sobrepressão ou distâncias para dispersão de uma substância tóxica podem ser verificadas no modelo.
Todas as informações necessárias, como classes de incêndio das estruturas ou locais de rotas de fuga e chuveiros de segurança, são visíveis no modelo.
Treinamento de segurança
Ambientes de treinamento virtual realistas oferecem segurança e precisão para o treinamento. Em Realidade Virtual, você sempre tem um ambiente de treinamento disponível para ser usado sozinho ou usando o recurso multi-sessão.
O treinamento em nosso virtual é eficiente – pode ser feito fora da área da fábrica, o que economiza tempo de deslocamento. O ambiente de treinamento é sempre uniforme para todos os funcionários da empresa, com treinamento modificado para visitantes e contratados, se necessário. Diretrizes, avisos e testes podem ser adicionados ao modelo de treinamento.
Manutenção: aumentando a segurança geral
Todas as visitas à planta industrial apresentam riscos potenciais. A segurança aumenta quando as visitas desnecessárias de planejamento de manutenção podem ser evitadas e o modelo de Realidade Virtual é utilizado no planejamento das fases de trabalho da manutenção.
O modelo de Realidade Virtual mostra rotas seguras, ferramentas necessárias e avisos. Por exemplo, a manutenção pode utilizar VR para fazer avaliações de riscos em equipamentos, sem abrir nenhum equipamento previamente.
Também as dimensões para os novos equipamentos ou futuras operações de manutenção podem ser planejadas com antecedência.
Como a Poyry atua nessa solução de segurança?
A Poyry conta com especialistas comprometidos em promover melhorias para sua empresa, desde o coração da organização, onde tudo se inicia, até o chão de fábrica, onde os processos acontecem.
Quando o assunto é segurança por meio do VR, a Pöyry fornece soluções de segurança interativa baseadas no mecanismo de jogos, como o Unity.
Também conta com modelagem e engenharia 3D, escaneamento a laser, aerofotogrametria e diversos recursos de alta tecnologia para transformar o virtual ainda mais real.
Quer aderir a essa solução e saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco aqui!