A AFRY é uma empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria. Temos alcance mundial, inclusive no Brasil, onde também realizamos o Estudo de Descarbonização para as plantas industriais.
Por meio do estudo, é definida uma estratégia para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), identificando e priorizando medidas de descarbonização com base em análises de impacto e de custos de implementação.
Ele pode ser aplicado em qualquer operação industrial, desde unidades individuais até processos de produção completos.
Estudo de Descarbonização em plantas industriais
Globalmente, ainda existem várias plantas industriais que utilizam majoritariamente combustíveis fósseis como fonte de energia, entre eles o gás natural e o óleo combustível. Nesses casos, o potencial de redução das emissões de GEE é enorme, como comprovam vários estudos de descarbonização com excelentes resultados conduzidos pela AFRY durante os últimos anos.
O estudo de descarbonização é realizado tanto nas plantas industriais existentes, e nisso a AFRY possui experiência desde fábricas antigas (com mais de 50 anos), como nas fábricas novas e modernas. Como resultado do estudo, nosso cliente recebe uma lista concreta de ações para atingir as metas de descarbonização.
Além disso, a AFRY tem longa experiência em estudos de eficiência energética, o que pode ser incluído no estudo de descarbonização. Deter este conhecimento sobre ambientes complexos de plantas industriais é fundamental para compreender como as medidas de redução dos GEE podem ser aplicadas de forma efetiva.
Descarbonização em projetos
A AFRY também oferece a avaliação de intensidade de carbono (GEE) aplicada na fase de desenvolvimento conceitual ou de viabilidade de um projeto.
Na Avaliação de Intensidade de Carbono (GEE) é calculada a intensidade de emissão de carbono equivalente de um projeto, permitindo a compreensão das emissões de GEE e seu impacto. Por meio dessa avaliação é possível fazer alterações no conceito do projeto, minimizando o impacto deste nas mudanças climáticas.
Como funciona o Estudo de Descarbonização?
A avaliação é iniciada selecionando as operações alvo, o que pode variar de uma única unidade de processo até operações inteiras da planta. No primeiro momento, a AFRY realiza uma avaliação para determinar o atual status de emissão dos GEE.
O segundo passo é a identificação e a avaliação de todas as medidas viáveis que tenham impacto nas emissões de GEE. Após isso, é calculada a quantificação da potencialidade de redução de GEE (ton CO₂e/a).
Para definir a estratégia de redução das emissões, é feita a estimativa de investimento para implementação das medidas (CAPEX). Com base na potencialidade e no custo dos investimentos analisados, é elaborada a proposta de priorização das medidas.
O que nosso Estudo de Descarbonização oferece?
Os resultados do Estudo de Descarbonização da AFRY incluem:
- A situação atual e as metas alcançáveis;
- O cenário e as medidas necessárias para atingir as metas;
- Custos e benefícios;
- CAPEX total das medidas para atingir metas em cenários alternativos;
- O plano e cronograma de implementação.
Na AFRY, você encontra uma combinação única de especialistas em sustentabilidade com especialistas em todos os ramos industriais, digitais e de infraestrutura. Assim, somos capazes de oferecer uma junção de serviços de engenharia, sustentabilidade ambiental, consultoria de gestão em estratégias e roteiros para o desenvolvimento de negócios.
Com mentalidade inovadora e interesse genuíno em encontrar as soluções mais viáveis técnica e economicamente, a AFRY cria valor e melhora o desempenho do seu negócio em parceria com você. Entre em contato.