Empresa leva sua expertise em serviços digitais para colaborar com a iniciativa. E uma das primeiras participações será na execução de projetos em áreas estratégicas do setor industrial
A AFRY – empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria – anuncia sua adesão ao Plano Brasil Digital 2030+. A iniciativa visa unir esforços de empresas, associações e do setor público para o desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo do Brasil rumo à transformação digital, a fim de promover o crescimento sustentável e a inclusão social.
“O Plano Brasil Digital 2030+ tem um papel fundamental na promoção da competitividade do setor industrial nacional por meio da redução de custos e do uso mais sustentável e eficiente dos recursos, inclusive com o propósito de reduzir emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa)”, afirma o Diretor de Serviços Digitais da AFRY para América Latina, Flávio Maeda, ao destacar que a AFRY contribuirá com a sua expertise global e conhecimento local para o aprimoramento de todas as etapas do processo industrial.
Uma das primeiras participações da AFRY no Plano Brasil Digital 2030+ será na execução de projetos em áreas estratégicas do setor industrial com foco no desenvolvimento da Economia de Dados, como o Programa Open Industry da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).
Em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o programa visa aperfeiçoar o uso de dados industriais no Brasil em prol do aumento da produtividade e da competitividade da indústria brasileira, da inserção do País na economia digital global e da criação de um ambiente de interações que permita às empresas nacionais competirem no mercado global.
Com a visão de fazer futuro e a missão de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável, a AFRY está ajudando as indústrias a construírem hoje as fábricas do futuro, tanto pelo estabelecimento da fundação digital em todas as etapas de um projeto greenfield, quanto pela definição de estratégias de digitalização para plantas existentes, sempre por meio de abordagens abertas e colaborativas que beneficiam os diversos atores desse ecossistema produtivo.
O Diretor de Serviços Digitais da AFRY para América Latina explica que “a indústria de manufatura e de processo vem passando por um redesenho sob o aspecto de competitividade com a introdução de novas tecnologias que atuam em favor da redução dos custos e do aumento da produtividade, com foco em sustentabilidade e eficiência operacional em todas as etapas dos projetos industriais”.
Criação do Plano Brasil Digital 2030
O Plano Brasil Digital 2030+ foi organizado desde 2023 pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) com apoio da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), e com a consultoria da empresa Oliver Wyman. Seu lançamento foi liderado pela CTITD (Comissão de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital) do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), também conhecido como Conselhão, tendo sido formalmente apresentado ao Governo Federal em junho de 2024.
O Programa Open Industry da ABINC integra o pilar Tecnologias Estratégicas do Plano Brasil Digital 2030+, que foi estruturado com outros cinco pilares, sendo Infraestrutura para Transformação Digital; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Educação & Capacitação Digital; Inclusão Social e Digital; e Ambiente de Negócios.
“A Brasscom, em nome dos membros do Conselho de Governança e Gestão (CGG) do Plano Brasil Digital 2030+ (BD30+), agradece a parceria com a AFRY com a confiança de que juntos uniremos esforços e colaboração para a Transformação Digital do Brasil”, afirma o Presidente Executivo da Brasscom, Affonso Nina.
Sobre a AFRY
A AFRY – resultado da fusão entre a ÅF e a Pöyry – fornece serviços de engenharia, projetos, serviços digitais e de consultoria para acelerar a transição para uma sociedade sustentável. Somos 19 mil especialistas dedicados nos setores da indústria, energia e infraestrutura, criando impacto para as próximas gerações. A AFRY tem raízes nórdicas com alcance global, vendas líquidas de 24 bilhões de coroas suecas e está listada na Nasdaq Estocolmo.
Making Future