A telemetria de veículos é um importante recurso tecnológico que capta informações de um veículo de forma ágil e prática. A partir dessa ferramenta, a gestão de frotas de uma empresa, responsável pelo controle e administração dos veículos, pode ter dados como: consumo de combustível, velocidade média e distância percorrida coletados por um dispositivo implantado nos ativos.
O sistema de telemetria para veículos surgiu na década de 90 e teve seu início na Fórmula 1, onde o objetivo era melhorar a performance dos carros e otimizar os processos operacionais. De lá para cá a telemetria foi testada em celulares, computadores, equipamentos industriais e, por fim, nas máquinas agrícolas.
Esse tipo de solução está em constante evolução, principalmente com o avanço das tecnologias advindas da Internet das Coisas e também o surgimento da digitalização para diversos setores no mercado de trabalho..
Como funciona a telemetria de veículos agrícolas?
No setor agrícola, geralmente um dispositivo é implantado nas máquinas. A coleta fornece dados em tempo real para um servidor remoto configurado para receber os dados e transformá-los em informação.
Para isso é preciso a integração entre esse dispositivo com a automação da máquina para a coleta de dados dos sensores já existentes nos veículos.
Essa integração normalmente é realizada utilizando protocolos padronizados, a exemplo do CAN bus (ou Barramento Controller Area Network), que permite a troca de mensagens com as unidades de controle eletrônico dos veículos.
Vantagens e desafios da telemetria de veículos
A telemetria veicular não é uma ideia nova no setor agrícola e tem conquistado cada vez mais o seu espaço nas empresas, visto isso, tornou-se também um implemento agrícola: uma ferramenta indispensável para o bom manejo das atividades no campo.
Confira uma lista das principais vantagens da utilização desse recurso:
- Possibilita o monitoramento do desempenho do veículo;
- Auxilia na identificação de possíveis falhas mecânicas;
- Promove segurança aos trabalhadores;
- Antecipa a prevenção de futuros problemas.
Por outro lado, as soluções tradicionais de telemetria, que demandam a integração com a unidade de controle do veículo para a coleta dos dados, apresentam como principais desafios para as empresas que implementam esse tipo de solução, o esforço elevado que requer qualquer tipo de integração desses sistemas.
Na maioria das vezes são necessárias customizações para adaptação às especificidades de cada modelo de veículo e o mapeamento dos dados coletados, o qual depende da participação do fabricante da máquina.
Além disso, muitas soluções dependem da interação do operador da máquina com um computador de bordo, para classificação e contextualização dos dados coletados, bem como também para informar eventos de forma manual.
Foi pensando em uma solução menos intrusiva e de fácil implementação que a AFRY, grupo do qual a Pöyry é parte, desenvolveu a solução Supply Sense.
O que é o Supply Sense?
O Supply Sense é um dispositivo que pode ser facilmente instalado em qualquer modelo de veículo (mesmo os que não possuem sensores ou unidades de controle) de forma não intrusiva, levando praticidade e agilidade para quem deseja essa inovação.
Ele depende apenas de ser afixado na máquina e conectado à fonte de alimentação elétrica do veículo. Além disso, possui sensores próprios (embarcados no dispositivo) e por meio de algoritmos de inteligência artificial os dados são tratados e transformados em informação, o que ajuda a responder às seguintes perguntas:
- Onde estão os veículos da frota?;
- Qual o status atual das máquinas?;
- Que tipo de operação está sendo executada?;
- As operações agrícolas estão sendo realizadas conforme o planejado?;
- Qual o consumo de insumos como combustível e químicos?.
Uma analogia ao funcionamento da solução Supply Sense são os smartphones.
Atualmente, os sensores embarcados nos celulares conseguem dizer se estamos dormindo, correndo, quanto tempo de atividade física estamos fazendo e até mesmo qual a frequência de nossos batimentos cardíacos.
A Pöyry - empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global - parte do grupo AFRY, atua no Brasil levando essa mesma disrupção aos seus projetos que atende de ponta a ponta.
Making Future