Líder em serviços de engenharia para a indústria de processo, Pöyry quer ajudar a construir a mineração do futuro
Consultoria já atende todas as principais empresas do setor, com serviços em todo o ciclo de desenvolvimento de projetos, inclusive na modalidade EPCM
Em sua missão de ajudar os clientes a acelerarem a transição para uma sociedade mais sustentável, a Pöyry - empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria - se preparou para a nova rodada de investimentos do setor de mineração, atuando no desenvolvimento de serviços em todo o ciclo dos projetos, inclusive na modalidade EPCM (Engineering, Procurement, Construction Management), e com foco na sustentabilidade das operações e na digitalização do setor.
“Nos últimos três anos, a Pöyry se estruturou para atender o futuro da mineração no Brasil. Crescemos tanto em projetos quanto em número de colaboradores – hoje são 600, o mesmo contingente que atua em Celulose & Papel, de um total de 1.500 colaboradores”, destaca Márcia Mastrocola, diretora da área de Indústrias de Processo da Pöyry para a América Latina. “Somos líderes em engenharia de processo e em expertise industrial, e estamos levando, ao setor de mineração, o nosso histórico de projetos concluídos com sucesso em celulose e papel.”
Com uma oferta de serviços de engenharia que contemplam todo o ciclo de vida de um projeto ou operação, a Pöyry conta hoje com projetos em andamento em todas as principais mineradoras em operação no País, incluindo o contrato na modalidade EPCM do projeto de ferroníquel da Araguaia Níquel Metais, subsidiária da Horizonte Minerals Plc., o maior EPCM em execução no País atualmente.
E as perspectivas seguem positivas, no momento que o Brasil vive um novo ciclo de investimentos no setor, com projetos que somam desembolsos de mais de US$ 50 bilhões até 2027, de acordo com o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). Nesse contexto, desde 2020, a Pöyry vem reforçando a equipe de mineração, a partir da reestruturação do escritório em Belo Horizonte e a abertura do escritório no Vale do Aço, em Ipatinga, bem como em Vitória (ES) e em Itaguaí (RJ), para responder às demandas das empresas de mineração e de outros segmentos industriais da região.
Segundo Márcia, desenvolver projetos na modalidade de EPCM é um grande diferencial da empresa. Ele conta que esse tipo de contrato não é tão comum na área de mineração, e a Pöyry está ajudando o mercado a compreender que, excluídas as tecnologias de processo especificas do setor, todas as demais etapas dos empreendimentos têm características semelhantes aos projetos industriais.
“Somos a empresa de engenharia com a maior experiência em serviços de EPCM, gerenciando atualmente projetos em mineração e celulose e papel, inclusive, ajudando na viabilização financeira dos projetos”, conta a diretora da Pöyry.
Tiago Affonso Ferreira Nunes, head de Mineração da Pöyry, destaca que são mais de 20 clientes no setor, e a empresa estabeleceu uma relação de longa duração e de confiança com eles, promovendo mais eficiência, minimizando os riscos e os custos em cada etapa da operação e atuando para que avancem em seus desafios de sustentabilidade e digitalização. “Estudamos minuciosamente o mercado e estamos preparados para o presente e o futuro da mineração, considerando novas commodities e todas as questões envolvendo a sustentabilidade no setor mineral”, afirma Nunes.
O portfólio de serviços da Pöyry contempla projetos e estudos (scoping, pré-viabilidade e viabilidade); engenharia conceitual, básica e detalhada; implantação de projetos em EPCM; frame agreements (projetos guarda-chuva) e de Capex Sustaining; digitalização, e serviços focados em meio ambiente e sustentabilidade.
Em sustentabilidade, a atuação inclui a prevenção e o controle da poluição, a mitigação e a gestão de impactos relacionados às mudanças climáticas, os projetos de economia circular, a proteção e restauração da biodiversidade e do ecossistema; a redução, o reuso e o tratamento de água; a minimização de resíduos e projetos de eficiência energética, entre outros.
“Os padrões nórdicos em sustentabilidade adotados pela Pöyry, combinados com fortes competências em tecnologia de processo e o profundo conhecimento local, vêm ajudando nossos clientes a alcançarem mais eficiência, com sustentabilidade”, afirma Tiago Nunes.
Os serviços da consultoria abrangem ainda engenharia de OPEX – projetos correntes e de manutenção; digitalização e melhorias operacionais, e consultoria técnica, reunindo a competência de todas as disciplinas, abrangendo processo, engenharia, gerenciamento de projetos, saúde, segurança e meio ambiente.
Para desenvolver os projetos, a Pöyry conta com os melhores especialistas do mercado, tanto no Brasil, com um time local de especialistas em tecnologia e processo, quanto na Suécia e na Finlândia, por meio da AFRY, grupo do qual a empresa faz parte, e que suporta diretamente toda cadeia de tecnologia na região, respondendo por um terço de tudo o que é desenvolvido nesta área globalmente para o setor. “Os padrões nórdicos em sustentabilidade adotados pela Pöyry, combinados com fortes competências em tecnologia de processo e o profundo conhecimento local, vêm ajudando nossos clientes da área de mineração a alcançarem mais eficiência, com sustentabilidade”, conclui o head de Mineração.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global. Nós aceleramos a transição para uma sociedade mais sustentável.
Somos parte do grupo AFRY com mais de 19 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização, criando soluções sustentáveis para as próximas gerações.
Making Future