Pöyry é escolhida pela Ardagh Group para desenvolver serviços de engenharia e de licenciamento ambiental para novo complexo industrial em MG
Contrato inclui a realização da engenharia básica e detalhada e a gestão de suprimentos da fábrica de latas de alumínio, a engenharia básica da fábrica de vidros, além dos estudos de impacto ambiental e suporte ao licenciamento ambiental de todo o complexo
A Pöyry, empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria, foi escolhida pela Ardagh Group para realizar a engenharia básica e detalhada, a gestão de suprimentos e os estudos de impacto ambiental da fábrica da Ardagh Metal Packaging (AMP), que será construída em Juiz de Fora (MG). A nova planta ampliará a capacidade de produção da fabricante de latas de alumínio para bebidas, para atender a um mercado em franco desenvolvimento no Brasil.
O empreendimento é parte do complexo industrial que a Ardagh Group vai construir em Minas Gerais. A Pöyry também será responsável pela engenharia básica da primeira fábrica de vidros para embalagens da Ardagh Glass Packaging (AGP) no Brasil, que será erguida ao lado da unidade da AMP, além de apoiar o grupo no licenciamento ambiental do complexo.
““Seguindo os mais rígidos critérios sustentáveis, as fábricas foram projetadas com equipamentos modernos, tecnologia de ponta e alta eficiência energética, que proporcionam menor consumo de energia elétrica, combustível e água no processo. Além disto, visando minimizar o impacto ambiental, serão instalados equipamentos para reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) à atmosfera, além de uso de energia renovável”, afirma Jorge Bannitz, CEO da Ardagh Metal Packaging.
“A conquista da engenharia básica da nova fábrica da AMP é mais um passo na construção de uma relação de confiança que a Pöyry está desenvolvendo com a Ardagh Group. Fomos contratados, inicialmente, pela nossa experiencia em site location dadas as necessidades do projeto”, destaca Nilson Niero, diretor de Consultoria, Energia, Infraestrutura e Projetos Especiais da Pöyry para a América Latina.
A área necessária ao projeto precisava ser plana, contar com infraestrutura disponível, incluindo a proximidade de rodovias, disponibilidade de água, gás e energia, bem como mão de obra para atuar no futuro complexo. Dentre as opções identificadas pela equipe da Pöyry, o cliente optou por uma área de 400 mil m², localizada no Distrito Industrial II, em Juiz de Fora.
Com localização estratégica para apoiar a presença da Ardagh na região Sudeste, o local oferece toda a infraestrutura necessária para o porte de um empreendimento moderno e ambicioso. “Outro aspecto importante é a viabilidade da construção de um terminal ferroviário neste polo, utilizando a linha ferroviária adjacente. O modal poderá ser usado para o recebimento de matérias primas e o transporte de produtos acabados da Ardagh", completa o CEO da AMP.
A nova fábrica da AMP contará com duas linhas de produção e terá capacidade de produzir, inicialmente, até três bilhões de latas de alumínio por ano. As obras estão previstas para começar no terceiro trimestre deste ano e devem estar concluídas até o fim de 2023. Esta será a quarta fábrica da empresa no Brasil – outras três estão localizadas em Jacareí (SP), Alagoinhas (BA) e Manaus (AM). Quando a fábrica vidros for inaugurada – a previsão é de que entre em operação no primeiro semestre de 2024 – o complexo industrial da Ardagh deve gerar cerca de 600 empregos diretos na região.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global. Nós aceleraremos a transição para uma sociedade mais sustentável.
Somos parte do grupo AFRY com mais de 17 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização, criando soluções sustentáveis para as próximas gerações.
Making Future
Visite nosso site http://www.poyry.com.br e siga-nos no LinkedIn