O sucesso na implantação de um empreendimento está profundamente ligado aos aspectos de investimentos, rentabilidade e controle de custos. Empenhada na prestação de serviços de gerenciamento para implementação de empreendimentos industriais, de energia e de infraestrutura, a AFRY desenvolveu metodologias e ferramentas que permitem um enfoque efetivo e profissional para a elaboração de estimativas de investimentos e controle de custos.
Estas metodologias e ferramentas foram concebidas visando-se adequar aos aspectos específicos da economia brasileira, caracterizada por um sistema tributário complexo, com grande variedade de índices de inflação e contínuos impactos de taxas cambiais. O sistema de controle de custos criado pela AFRY proporciona ao gerente do empreendimento toda a assistência necessária para a tomada de possíveis ações preventivas e corretivas, antes que os compromissos sejam assumidos para manter os custos do empreendimento dentro dos limites aprovados.
Os principais objetivos do sistema de controle de custos da AFRY são:
- Fornecer a cada instante uma visão clara e precisa da situação de custo do empreendimento;
- Controlar quantidades, especificações e custos;
- Manter o custo global do empreendimento abaixo do valor aprovado;
- Identificar as tendências de custo do empreendimento;
- Adotar medidas preventivas e corretivas;
- Fornecer dados para o planejamento financeiro do empreendimento, no curto, médio e longo prazo.
A principal tarefa de controle de custo consiste em comparar à medida que o empreendimento evolui, as especificações, quantidades e valores orçados com os valores a serem compromissados. Estas comparações devem ser feitas antes que os compromissos sejam assumidos, para que medidas preventivas ou corretivas possam ser adotadas em tempo hábil, objetivando manter os limites orçados.
O controle das especificações de equipamentos, quantidades projetadas e o acompanhamento eficiente das contratações possibilita que se tenha, a cada momento, uma visualização clara da posição de custos do empreendimento em relação às metas estabelecidas, possibilitando o gerenciamento adequado dos custos, tendências e riscos.
A ampla experiência da AFRY em controle de custos, proveniente de sua participação em empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, aliado à qualificação técnica do seu quadro profissional, tem garantido um bom desempenho do controle de custos destes empreendimentos. Para garantir esta acurácia, a AFRY utiliza ferramentas integradas de engenharia, planejamento, suprimentos, controle de custo e gestão de obra, e interfaces com os sistemas de ERP (SAP) dos clientes.
Conheça as principais características dos serviços de controle de custos:
- Orçamento de controle - estabelecimento claro das metas econômicas do projeto por responsável, área e plano de contas;
- Manual de controle de custos – torna clara as regras a serem utilizadas durante todo o ciclo de custo de implantação do empreendimento, com indicação do fluxo de informações, responsabilidades e prazos para todos os envolvidos;
- Controle de especificações e quantidades – garante a aderência às especificações e quantidades estabelecidas no orçamento de controle e definidas no desenvolvimento da engenharia detalhada;
- Estimativa a completar - avaliação do que falta ser contratado em cada período com suas respectivas tendências e impactos no orçamento;
- Controle de desvios - controle efetivo dos desvios, avaliando os impactos e assegurando os níveis de aprovação dentro do projeto;
- "Risk management" - sistemática de análise de riscos, utilizando metodologia e softwares específicos na identificação e quantificação, de forma probabilística, das incertezas do empreendimento;
- Ações preventivas e corretivas - avaliação das ações preventivas e corretivas a serem implementadas para assegurar as metas do projeto;
- "Claim management" - sistemática de gerenciamento de pleitos;
Entregáveis do controle de custos:
- Relatório mensal que inclui:
- valores do orçamento;
- valores compromissados;
- valores a compromissar;
- estimativas a completar;
- modificações do orçamento;
- ações preventivas;
- ações corretivas;
- tendências;
- desvio;
- pagamentos;
- indicação do uso de contingências;
- relatórios em vários níveis de detalhamento;
- cronogramas de desembolso a curto, médio e longo prazos;
- relatórios de administração de contratos;
- relatórios em diversas moedas;
- relatórios de controle de pagamentos;
- Informações para imobilizado em andamento.