Por Flávio Carneiro Maeda, Head para os Serviços de Digitalização (Smart Site) e Transformação Digital da Pöyry para a América Latina
Artigo publicado na revista O Papel
A rápida transformação do mundo, impulsionada pelo crescimento populacional, pela urbanização e pelo avanço tecnológico, acelerou o movimento rumo à digitalização, com forte impacto na vida das pessoas, no ambiente de negócios, na mobilidade e no desenvolvimento urbano. Seus reflexos também são verificados na indústria de processos, ajudando-a a melhorar a competitividade, reduzir custos e fazer o uso mais sustentável e eficiente dos recursos, inclusive com o propósito de reduzir as emissões. Neste contexto, a digitalização industrial tem sido uma importante aliada dos projetos industriais, que caminham aceleradamente na direção da adoção de soluções digitais como forma de manterem as empresas competitivas no cenário global de mudanças.
A necessidade de rever os processos de trabalho em busca de um modelo novo de engenharia, com a utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT), se intensificou a partir da COVID-19. As consequências da pandemia incluíram a redução dos investimentos em capital – devido à redução na disponibilidade de recursos, dos gargalos na oferta e do consequente encarecimento dos custos -, levando as empresas a investirem na digitalização como meio de otimizar seus ativos, ampliar a eficiência das operações industriais, promover uma manutenção preditiva mais eficiente e elevar o nível da segurança das operações.
Na indústria de Celulose & Papel, o impacto da digitalização nos negócios compreende a redução do tempo de paradas não programadas, a maior eficiência no uso dos ativos, a melhoria no planejamento da produção, a maior eficiência na cadeia logística e de suprimentos, a automação dos processos, e ainda a gestão das operações baseada em dados, o que permite monitorar o desempenho dos ativos e da operação em tempo real e tomar rapidamente as medidas necessárias para corrigir problemas. São diversos benefícios que ampliam a eficiência, a produtividade e reduzem custos durante todo o ciclo de vida das plantas industriais, e nos quais a digitalização permite solucionar problemas da operação e do negócio.
As empresas do setor industrial, e também do setor de Celulose & Papel, já compreenderam a importância da manufatura digital, e nós estamos ajudando os clientes em todas as etapas dessa jornada, desde as fases de definição da chamada fundação digital até a completa digitalização dos seus negócios.
Alcançar uma digitalização industrial eficiente requer uma abordagem multidimensional que envolve recursos, processos, tecnologias e mudança de cultura organizacional, a fim de integrar a engenharia, a operação, a infraestrutura tecnológica e o negócio. Ou seja, é necessário um profundo conhecimento a respeito das tecnologias e também dos processos industriais envolvidos, como por exemplo, no setor de Celulose & Papel.
O desafio é encontrar a caixa de ferramentas correta para promover a digitalização, o que requer a identificação da estratégia mais realista de investimento em tecnologia, para o curto, médio e longo prazo, e a adequada seleção do ecossistema de fornecedores de tecnologia, seja em projetos greenfield ou brownfield.
Nós temos atuado nessa direção, aportando soluções que permitem suportar as necessidades atuais e futuras de uma planta industrial com relação ao processo de digitalização industrial, nas dimensões de Engenharia, Negócios e Operação industrial.
O nosso Smart Site, focado na indústria 4.0, compreende um conjunto de serviços de digitalização por meio do qual os processos e as operações industriais podem ser otimizados em termos de eficiência operacional; aumento na segurança e na disponibilidade dos ativos industriais; e melhoria na qualidade da manutenção preditiva, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento sustentável das operações ao longo de toda a cadeia produtiva. São soluções digitais que cobrem as tecnologias emergentes mais avançadas e indispensáveis hoje para a otimização dos projetos industriais, tais como Big Data, Analytics / Machine Learning, Computer Vision, Realidade Aumentada, Simulação e Digital Twin. Tudo isto se soma ao serviço de Consultoria em Tecnologia para a Indústria 4.0, e também ao conhecimento que possuímos sobre os setores de atuação dos nossos clientes, sobre seus desafios e dificuldades do dia a dia de trabalho, tornando mais efetiva e bem-sucedida a jornada rumo à digitalização.
Dessa forma, ajudamos a criar a indústria competitiva do futuro, na qual a digitalização exerce papel fundamental não só para a competitividade, mas também para a sustentabilidade dos processos e da operação.