A Pöyry está envolvida no projeto desde o estudo conceitual e a engenharia básica da MP28
A Klabin iniciou em junho a operação da Máquina de Papel 28 na Unidade Puma (PR), o que elevará sua capacidade produtiva para 4,7 milhões de toneladas anuais de celulose e papel. No projeto da nova máquina de papel-cartão, que terá capacidade para produzir 460 mil toneladas anuais, a Pöyry – empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria – foi a responsável pela continuidade da execução da segunda fase do empreendimento, com a realização de serviços de engenharia para o BOP (Balance of Plant) na modalidade EPCM (Engineering, Procurement, Construction Management).
"Estamos orgulhosos de termos feito parte da fase 2 do Projeto Puma II, o qual é uma referência mundial em termos de sustentabilidade e tecnologia. A continuidade desta parceria reforça a nossa posição de liderança no segmento de celulose e papel, auxiliando nossos clientes em seus projetos estratégicos, e em linha com nossa missão de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável, e a nossa visão de fazer o futuro”, afirma Fábio Bellotti da Fonseca, presidente da Pöyry para a região das Américas.
Os serviços para o BOP contemplaram a instalação de ponte de tubulação para interligação das áreas de processo, a duplicação do emissário subterrâneo de efluentes, por uma extensão de cerca de 800 metros; o aumento da balsa flutuante de captação de água bruta; os novos chillers para o sistema de água gelada para o HVAC e atender o processo da MP28; a ampliação do sistema de combate a incêndio e a ampliação dos diversos sistemas auxiliares.
Um dos diferenciais da atuação da Pöyry no projeto foi a realização do projeto de execução de Ties-in na PG2022, tendo sido executado todo o alinhamento de interface com as ilhas de processo e operação da fábrica, e elaborado todo o projeto de detalhamento, o que possibilitou a entrega das utilidades antes do prazo previsto.
A MP28 soma-se à outra máquina de papel do Projeto Puma II, cujos serviços de engenharia para o BOP também foram executados pela Pöyry, e que começou a operar no segundo semestre de 2021, produzindo o primeiro papel kraftliner elaborado 100% a partir de fibras de eucalipto do mundo.
A Pöyry tem sido parceira da Klabin desde as fases iniciais do Projeto Puma, e foi responsável pelas engenharias conceitual e básica dos Projetos Puma I e Puma II, além de ter também executado os serviços de engenharia para o BOP dos dois projetos.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global. Nós aceleramos a transição para uma sociedade mais sustentável.
Somos parte do grupo AFRY com mais de 19 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização, criando soluções sustentáveis para as próximas gerações.
Making Future