A contratação de projetos de engenharia pode ter como um dos objetivos direcionar adequadamente o planejamento e os recursos financeiros que uma obra necessita. Para isso, é possível adquirir um contrato de prestação de serviço EPCM (Engineering, Procurement and Construction Management) ou contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction).
Levando em consideração as exigências e disponibilidade do contratante, esses dois modelos possuem características que se adequam a cada tipo de serviço. Nesse sentido, é importante que se conheça as diferenças entre o EPCM e o EPC antes de adquiri-los para uma empreitada ou planejamento.
Operação de obras garantidas com projetos de engenharia
Para que uma obra seja executada da melhor maneira possível, a contratação de uma empresa para elaboração dos projetos de engenharia garante que todos os processos sejam feitos de forma correta e em conformidade com os parâmetros legais estabelecidos.
Além disso, corporações que fornecem serviços de construção possuem experiência para desenvolvimento de diferentes modalidades de execução de projetos, desde os mais simples aos complexos, buscando trazer sempre as melhores soluções presentes no mercado com a atuação de especialistas. A fim de evitar problemas e má execução de etapas, ter conhecimento sobre as modalidades oferecidas pelo EPCM e EPC garante a obtenção do melhor serviço para uma obra.
Entenda o contrato EPC
No modelo EPC, é feito um contrato em que a empresa contratada fica responsável pelas etapas de desenvolvimento do projeto detalhado, aquisição de equipamentos e materiais e ainda a construção civil e montagem eletromecânica. Ou seja, todos os processos para a execução de uma obra se tornam responsabilidade dela, desde a elaboração do projeto até a fase de conclusão da obra.
Esse modelo pode ser aplicado por clientes que desejam ter participação reduzida ou nula na implantação do projeto, seja por falta de recursos próprios, como tempo ou interesse, ou não possuem experiência na área da engenharia, suprimentos e construção e montagem. Nesta modalidade, todas as premissas e soluções que serão implementadas, além do prazo de entrega são acordadas antes do início do contrato.
Escolhendo o projeto EPC
Ao optar pela modalidade EPC, assim que o contrato com a empresa prestadora do serviço é assinado, o cliente não tem acesso a informações técnicas e financeiras que podem ser alteradas durante a execução do projeto. Assim, o contratado pode ter um custo maior para conclusão do projeto. Mesmo que os acordos estabelecidos na modalidade EPC levem em consideração os interesses do proprietário, ele exige um alto nível de profissionalismo para ser bem executado, de forma a evitar possíveis erros e gastos desnecessários.
Além disso, como o responsável por executar a modalidade EPC adiciona sua margem de lucro sobre o projeto, ele pode selecionar fornecedores mais rentáveis, mas que ofereçam qualidade baixa de serviço e material, prejudicando o bom andamento e a qualidade final de uma empreitada.
Entenda o contrato EPCM
No contrato EPCM, a empresa contratada fica responsável por realizar todo o planejamento técnico necessário, com exceção da execução da obra. Ou seja, todo o processo anterior à prática da construção é encarregado a ela, cabendo realizar:
- Desenvolvimento do projeto, acrescido do planejamento básico e executivo;
- Aquisição de materiais e equipamentos a serem empregados na obra;
- Gerenciamento e administração dos contratos estabelecidos pelo cliente e pela empresa responsável pela execução do serviço.
No modelo de projetos de engenharia EPCM, a empresa contratada realiza todas as etapas necessárias com a visão e acompanhamento do contratante, elemento requisitado para a tomada de decisões e escolhas que influenciarão o andamento da obra. Ou seja, durante todo o serviço, o cliente sabe o que está ocorrendo em cada etapa, tendo total visibilidade das operações e custos que serão necessários, sendo que decisões e acordos podem ser feitos durante todo o avanço do trabalho.
Escolhendo o projeto EPCM
Contratantes que optam pela modalidade EPCM além de contarem com um especialista na área de engenharia cuidando de todo o planejamento de uma obra, reduzem custos por meio da compra de materiais corretos e com a quantidade e qualidade adequadas, deixando a execução sob responsabilidade de uma única empresa, reduzindo a interface com terceiros.
Com a comunicação constante, cliente e prestador podem comparar e combinar os melhores processos, de forma a atender sempre as exigências e preferências da parte contratante, buscando manter o cronograma e orçamento previstos. Ao ser finalizado, o modelo não resultará em custos adicionais para a empresa contratada para execução das obras solicitadas pelo cliente. Além disso, o modelo EPCM pode ser adquirido dos projetos mais simples aos mais complexos, sendo adaptado para qualquer proposta que se apresente à empresa de engenharia.
Atuação da Pöyry em projetos de engenharia EPCM
A Pöyry - empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global - tem ampla experiência em implementação de projetos de engenharia no modelo EPCM, sendo pioneira nessa forma de atuação e obtendo sempre êxito com empresas que optam por contratar o serviço. Tudo isso assegurando e oferecendo maior rapidez no processo de implementação, além da redução de custos aliada a um bom planejamento focado em buscar sempre as melhores soluções disponíveis no mercado.
Making Future