A escassez de água representa uma ameaça crescente aos negócios. A água limpa está se tornando um recurso cada vez mais limitado, chamando a atenção de políticos e líderes empresariais em todo o mundo. Muitas empresas em áreas afetadas já reconheceram o tema e estão se esforçando para gerenciar a demanda de água, definindo metas para o seu consumo.
A água limpa é fundamental não apenas para uma vida humana saudável, mas também para uma indústria sustentável que contribui para o crescimento da economia global. Como consequência do seu uso industrial, no século passado, o consumo de água aumentou duas vezes mais rápido do que o crescimento populacional. Simultaneamente, o impacto das mudanças climáticas reduziu a precipitação em muitas áreas.
A escassez de água já afeta todos os continentes e, de acordo com a ONU, dois terços da população mundial pode enfrentar episódios de escassez de água até 2025. Não à toa, o sexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) é "assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos".
As indústrias mais afetadas pela escassez de água
Nos próximos anos, a disponibilidade de água afetará muitas indústrias de maneiras que podem não parecer óbvias neste momento. As indústrias de processos – em especial a de celulose e papel, certas indústrias químicas e os setores de mineração – são todos usuários significativos de água, portanto, estão mais expostos aos riscos e às consequências da escassez deste recurso.
Nestas indústrias, a água é um fator crítico em muitos processos, servindo como meio de transporte, possibilitando aquecimento e resfriamento do maquinário e fornecendo manutenção e limpeza. Problemas de disponibilidade e de qualidade da água, resultantes das secas causadas pelas mudanças climáticas, podem interromper as cadeias de suprimentos, fazendo com que os riscos operacionais aumentem.
Outras indústrias afetadas pela escassez da água são aquelas localizadas em áreas com recursos hídricos limitados. Ainda que possa haver água suficiente para atender às necessidades humanas e ambientais, o acesso da indústria é reduzido durante certas estações do ano ou períodos problemáticos. Além disso, a competição pelos mesmos recursos hídricos provocará o aumento do seu custo futuro. Sendo assim, a água deve sempre ser tratada como um recurso escasso, sua demanda precisa ser gerida de forma sustentável.
Muitos operadores industriais já reconhecem a questão em torno da disponibilidade e do custo da água no futuro, criando estratégias de sustentabilidade que incluem metas numéricas para abordar os problemas. Há também uma crescente compreensão sobre a relação entre a eficiência do uso da água e a eficiência geral de materiais e energia, um indicador crítico de desempenho de sustentabilidade.
Soluções para a gestão sustentável da água
Para muitas empresas, no entanto, ainda é necessário reconhecer sua situação para, então, avaliar e gerenciar riscos e oportunidades relacionados à água, garantindo um negócio lucrativo, socioambientalmente responsável e com melhor desempenho operacional.
Com profundo conhecimento em tecnologia de processo e tratamento de água e experiência em diversos projetos de engenharia e consultoria por todo o mundo, a AFRY desenvolve soluções viáveis e sustentáveis que promovem a redução do uso de recursos hídricos. Somos o parceiro ideal das indústrias que buscam aprimorar sua gestão sustentável da água.
Na América do Sul, já apoiamos empresas locais no desenvolvimento de soluções para fechar circuitos de água em fábricas e monitorar o uso deste recurso. Nossos parceiros incluem indústrias dos segmentos de papel e celulose, de vidro e de mineração.
Auditoria de água da AFRY
Uma das soluções oferecidas pela AFRY é a auditoria de água, um serviço que consiste em quatro etapas:
- 1. Identificação e mapeamento de usos e consumos de água;
- 2. Análise de dados;
- 3. Cálculo da pegada hídrica e benchmarking; e
- 4. Resultados e medidas para redução do consumo de água.
Na primeira etapa, nossos especialistas visitam a fábrica para conhecer o seu processo e levantar todos os circuitos de água, a documentação e demais informações pertinentes. O objetivo é mapear todos os usos e consumos de água na planta, além de verificar o processo de monitoramento e gerenciamento do controle de água já realizado.
Com a documentação e as informações coletadas na visita, nossa equipe avança para as próximas etapas, a análise de dados e o cálculo da pegada hídrica da fábrica. Estes resultados são submetidos ao benchmarking, isto é, a comparação com padrões gerais e com outros empreendimentos para buscar referências e pontos de melhoria.
Na última etapa, são apresentados os resultados dos usos e consumos de água conforme diferentes variáveis, incluindo o total, por fonte, por etapa do processo, por evaporação, entre outros. Nossos especialistas também elaboram medidas para redução do consumo de água, tais como reuso interno de processos, redução de perdas e vazamentos nos sistemas, melhoria da eficiência de equipamentos, tecnologias de reciclagem de águas residuais, alternativas para contenção e reuso de águas pluviais, entre outras.
A escassez de água já é uma realidade. Se sua empresa deseja elaborar medidas eficientes de gestão sustentável da água, você pode contar com a auditoria especializada da AFRY. Entre em contato!
Making Future