A indústria de manufatura e processo enfrenta desafios que incluem perturbações nas cadeias de suprimentos, o redesenho do cenário competitivo pela introdução de novas tecnologias e seu impacto nos custos e na produtividade, bem como a necessidade de atender os requisitos de sustentabilidade e eficiência operacional. Lidar com essas questões tem exigido uma abordagem aberta e colaborativa entre os diversos atores desse ecossistema, no qual os dados desempenham um papel fundamental na chamada nova economia.
Para tratar desse assunto, a AFRY – empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria – apresenta, durante a Futurecom 2024, a palestra “Open Industry – A importância dos dados para a eficiência e sustentabilidade industrial”, no dia 9/10 (quarta-feira), às 10h, no espaço Arena Future Talks.
De acordo com o Head de Serviços Digitais da AFRY para América Latina, Flávio Maeda, o mundo vivencia um tsunami deflagrado pela Inteligência Artificial, com impactos positivos em setores como o de consumo. O compartilhamento e disponibilidade de dados de forma aberta e disciplinada nas plataformas digitais têm contribuído significativamente para a geração de insights muito inovadores de negócio.
“Em contrapartida, os players dos diversos ecossistemas industriais ainda trocam poucos dados por questões que vão da segurança da informação propriamente dita à falta de confiança nos parceiros sobre como essas informações serão utilizadas e com qual objetivo”, afirma Flávio Maeda, que apresentará a palestra. “A eficiência operacional e a sustentabilidade são muito dependentes de dados. Por isso, a AFRY defende a interoperabilidade segura e aberta de informações nas diversas cadeias de valor, ao mesmo tempo que sejam asseguradas às empresas a propriedade e soberania sobre os seus dados, por meio de regras muito bem estabelecidas.”
Durante a palestra, que conta também com a participação de Juliana Betti, gerente Comercial da área de Digital da AFRY, será apresentado o case da Dexco, maior fabricante de painéis reconstituídos de madeira do Hemisfério Sul. A empresa adotou a plataforma de Inteligência Industrial aberta da AFRY para interligar sistemas de produção e corporativos, e criou um aplicativo de rastreabilidade de qualidade para uma linha de produção de MDF que foi replicado em outras sete fábricas.
A Futurecom 2024 acontece de 8 a 10 de outubro, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5).
Sobre a AFRY
A AFRY – resultado da fusão entre a ÅF e a Pöyry – fornece serviços de engenharia, projetos, serviços digitais e de consultoria para acelerar a transição para uma sociedade sustentável. Somos 19 mil especialistas dedicados nos setores da indústria, energia e infraestrutura, criando impacto para as próximas gerações.
A AFRY tem raízes nórdicas com alcance global, vendas líquidas de 24 bilhões de coroas suecas e está listada na Nasdaq Estocolmo.
Making Future