A AFRY desenvolveu o APP Carbon Meter, um aplicativo digital capaz de calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) resultantes das operações da planta industrial de maneira automatizada Com isso, ele facilita o cálculo de indicadores-chave de desempenho (KPIs), os inventários de emissões de GEE e os relatórios de sustentabilidade da empresa. A coleta dos dados ambientais é realizada por meio de soluções de automação da AFRY, ajudando a embasar os relatórios.
O APP Carbon Meter é ideal para ser implantado em novos projetos industriais e iniciativas de descarbonização.
Desafios na coleta de dados ambientais de fábricas
Por meio de métodos tradicionais, a coleta de dados ambientais exige grande esforço de recursos e de tempo.
Dados guardados em planilhas físicas são passíveis de erros e de perda por conta do preenchimento incorreto de informações e do mau acondicionamento dessas planilhas. Outro desafio recorrente nas fábricas é a falta de padronização dos dados, que podem utilizar diferentes unidades e códigos de acordo com a técnica adotada pelo responsável pelo seu preenchimento. Muitas vezes, as empresas sequer possuem um processo de validação dos dados preenchidos.
Além das questões envolvendo seu armazenamento, a coleta de dados também pode ser prejudicada pela falta de entendimento dos conceitos dos indicadores de sustentabilidade por parte dos respondentes, tais como os relatórios GRI e SASB. Ainda, a empresa pode coletar dados, mas ter dificuldades em aplicá-los estrategicamente na gestão e na pronta ação durante momentos de desvios operacionais; às vezes, os dados nem estão disponíveis em tempo real para uma tomada de decisão rápida por serem offline.
Benefícios do APP Carbon Meter
Ao idealizar o APP Carbon Meter, a AFRY considerou esses desafios e propôs um modelo que os solucionasse, promovendo uma série de benefícios, como a otimização da coleta de dados e a redução de esforços e tempo.
O APP Carbon Meter realiza automaticamente a padronização dos dados coletados em diferentes unidades e do entendimento dos indicadores de sustentabilidade. Com a coleta e o armazenamento adequados, o aplicativo gera uma menor incidência de erros e garante melhor rastreabilidade de dados para auditoria. Além disso, os dados são disponibilizados em tempo real (online) e em formato de um relatório de informações, facilitando o reporte das informações e a implantação de melhorias na fábrica.
A automação de coleta de dados ambientais da AFRY ainda facilita a publicação tanto offline quanto online dos resultados dos indicadores e metas ambientais, aumentando a transparência da empresa, um princípio fundamental de muitas diretrizes de sustentabilidade (TCFD).
Aplicação do APP Carbon Meter em projetos
Quando uma empresa parceira contrata a AFRY para implementar o APP Carbon Meter em um projeto de CAPEX ou de descarbonização, nossos times internos entram em ação.
O Time de Sustentabilidade se torna responsável pela definição das metodologias, que devem estar de acordo com o inventário de emissões de GEE, e pela especificação das fórmulas e parametrizações para o cálculo de GEE. Durante as operações da planta, este time também promove a auditoria e a validação dos dados calculados de forma contínua e oferece suporte na elaboração dos relatórios de ESG.
O Time de Automação, por sua vez, define a instrumentação, os medidores e a infraestrutura de TI Industrial necessários para a coleta dos dados, os quais podem passar por expansões e acréscimos de pontos de medição durante as operações fabris.
Por fim, o Time de Digital realiza a engenharia de dados e a parametrização do aplicativo, além de conduzir a etapa de testes e comissionamento. Com o início das operações, este time oferece o suporte técnico do APP e continua desenvolvendo as melhorias e os upgrades técnicos da aplicação.