As indústrias já entenderam que não é possível continuar a fazer as coisas da mesma forma que faziam há décadas atrás. Novas maneiras de pensar e uma adoção mais determinada e abrangente de tecnologia são necessárias para melhorar a eficiência operacional. Nesse sentido, a digitalização e a automação estão se tornando cada vez mais importantes para as reduções de custos em OPEX e, consequentemente, no aumento de lucros.
É esperado que, nos próximos anos, vivenciemos não apenas essa digitalização de processos, mas também uma mudança de mentalidade devido às buscas das organizações por formas mais inteligentes e colaborativas de se trabalhar. Esse conceito coincide com a abordagem da Pöyry para os projetos de OPEX, que englobam, além da digitalização, qualificações operacionais provindas de uma melhor engenharia dos processos.
Divisão especializada em OPEX
A transformação digital é uma maneira consistente de fornecer eficiência em uma empresa. Tecnologias como a Internet das coisas (IoT), Inteligência Artificial e análise de Big Data são inovações com impacto direto na vantagem competitiva. Entretanto, esse é um percurso feito à medida, pois cada setor tem as suas particularidades, e somente com as parcerias certas cada empresa encontrará o seu caminho.
A Pöyry tem um histórico de longa data baseado em experiências globais e locais na realização de diferentes tipos e portes de projetos. Em 2020, investiu ainda na criação de uma unidade multidisciplinar, dedicada a ajudar um número maior de indústrias na avaliação, definição e execução de seus projetos de OPEX.
Com essa novidade, foi possível oferecer procedimentos únicos para projetos de curta duração, a custos competitivos. Esse cuidado aproxima a companhia de seus clientes e, portanto, possibilita um melhor entendimento das necessidades específicas de cada planta, oferecendo a melhor solução conforme as variadas situações.
Pöyry Smart Site
As empresas buscam constantemente aumentar a eficiência de seus processos e as tecnologias permitem essa ampliação. A melhoria da produtividade é gerada, em sua maioria, reduzindo-se o tempo na execução dos processos; ao eliminar ou substituir tarefas totais ou parciais; e incorporando novas funcionalidades que agregam valor.
Em suma, extrair valor financeiro de uma transformação digital é aproveitar os recursos tecnológicos para gerar mais receita e economizar nas despesas operacionais. A Pöyry tem um conjunto de soluções digitais intitulado de Smart Site, focado em atender os clientes em várias fases do ciclo de vida de seus empreendimentos e que são capazes de proporcionar o melhor aproveitamento de seus processos e instalações..
No momento da implantação, por exemplo, são oferecidas soluções de realidade virtual e aumentada. Estas auxiliam os clientes a ter mais precisão e conhecimento dos projetos que serão implantados. Na fase de operação, há softwares otimizadores para diversos processos, como caldeiras, evaporadores e turbinas. Os softwares buscam um desempenho acertado dos equipamentos instalados sem necessidade de grandes reformas e adequações. Assim, o Smart Site acaba por auxiliar as empresas, de forma sustentável, a obterem mais eficiência, segurança e qualidade em suas operações.
Decisões embasadas em dados
As paradas são momentos críticos para o ciclo de manutenção de uma fábrica, essenciais para garantir a confiabilidade do maquinário e a performance dos ativos. Tanto as grandes quanto as pequenas paradas necessitam de um planejamento adequado e detalhado, atividade oferecida pela Pöyry e que, com a digitalização, ganhou contornos mais precisos. Com o Analytics, os gestores podem analisar o dia a dia da empresa e tomar decisões a respeito da manutenção com mais precisão e agilidade.
Além disso, a estrutura de trabalho da Pöyry é flexível. Isso permite a elaboração de projetos de engenharia e consultoria da maneira e no local mais adequado aos clientes e seus projetos, com a possibilidade de alocação de equipes dentro das fábricas para suportá-los nas atividades corriqueiras de engenharia, sejam nas paradas de manutenção ou nos projetos que as antecedem.
Making Future