Com moderação da AFRY, empresas discutiram a eficiência energética dos modelos que estão sendo adotados por mineradoras para enfrentar os desafios de redução das emissões
A indústria de mineração e metais é essencial para a transição para um futuro sustentável e de baixo carbono e para a mitigação das mudanças climáticas. Minerais e metais são componentes críticos em uma ampla variedade de tecnologias de energia limpa - de turbinas eólicas, energia nuclear e painéis solares a veículos elétricos e armazenamento de baterias – e vem chamando a atenção do mundo no momento que a descarbonização está sendo rediscutida pelas maiores economias globais.
É neste contexto que foi realizado o evento “Descarbonização no contexto atual: oportunidades para o setor mineral?”, com a participação de grandes players do setor, além de entidades e fornecedores para discutir a contribuição do setor mineral para descarbonização da economia. Realizado pela Brasil Mineral e com patrocínio da AFRY – empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, o evento aconteceu no dia 26 de março, em São Paulo.
“O setor mineral também tem um papel importante a desempenhar com vistas à melhoria da eficiência energética dos seus processos e isso está na pauta das empresas”, afirma Henrique Oliveira, diretor de negócios em Mineração e Metais da AFRY no Brasil. Este, inclusive, foi o tema do painel “Eficiência Energética”, que teve como debatedores Rodrigo Amado (CBMM), Edson Del Moro (Hochschild Mining), Thales Oliveira (CBM) e Itamar Lessa, da Casa dos Ventos, e foi mediado por Mauro Pereira, diretor de Energia da AFRY.
A agenda do encontro incluiu ainda a palestra “Contribuição da Cadeia Mineral para a Descarbonização da Economia”, com Wilson Brumer, e os painéis “O Mercado de Carbono na Estratégia do Setor Mineral”, e “Uso de Energias Renováveis”.
Sobre a AFRY
A AFRY – resultado da fusão entre a ÅF e a Pöyry – fornece serviços de engenharia, projetos, serviços digitais e de consultoria para acelerar a transição para uma sociedade sustentável.
Somos 19 mil especialistas dedicados nos setores da indústria, energia e infraestrutura, criando impacto para as próximas gerações.
A AFRY tem raízes nórdicas com alcance global, vendas líquidas de 24 bilhões de coroas suecas e está listada na Nasdaq Estocolmo.
Making Future