Enquanto a eletricidade transformou o cenário industrial no início do século XX, a grande marca do século XXI é a digitalização industrial, isto é, o uso de tecnologias digitais e dados para trazer mais eficiência a atividades e processos industriais, caracterizando a Indústria 4.0.
A digitalização industrial e a mudança de paradigma
Mas mais do que atualizar as fábricas existentes com as inovações tecnológicas, a Indústria 4.0 deve começar a ser planejada desde a fase inicial de concepção das novas plantas industriais, ou seja, desde os estágios iniciais do projeto de engenharia, combinando o design da arquitetura digital com o da infraestrutura física das plantas.
É claro que essas transformações são recentes e ainda sutis para muitos: a mudança de um paradigma não ocorre de um dia para o outro.
Nem todos os stakeholders tradicionalmente envolvidos em um projeto de engenharia se deram conta da importância de coletar dados no decorrer das etapas de criação e implantação dos grandes e complexos projetos de engenharia. Com isso, muitas informações valiosas para a boa operação da fábrica são perdidas durante as transições entre as etapas do projeto, e que poderiam ser utilizadas para a otimização da produção, manutenção e de engenharia. Pensando que uma planta industrial é um ativo com tempo de vida planejado para algumas décadas, é impensável, na era da Indústria 4.0, iniciar um novo projeto sem o apropriado planejamento da fundação digital de um novo empreendimento industrial.
Para evitar esses imprevistos, a Pöyry – empresa europeia com alcance global, líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria – desenvolveu o Virtual Site Environment (VSE), uma plataforma pioneira que reúne e consolida todos os dados que são gerados durante o projeto de engenharia. Seu objetivo é que, implantado o projeto, as informações já estejam centralizadas e consolidadas em um só lugar.
Funcionamento do Virtual Site Environment (VSE)
Metodologia
O VSE da Pöyry é um conjunto de ferramentas que segue a metodologia BIM (Building Information Modeling) ou, neste caso, também chamada de PIM (Plant Information Modeling) por estar ligada à planta industrial. A metodologia faz parte do conceito de Smart Site da Pöyry.
O PIM é responsável por criar regras, modelos de operação e instruções a fim de promover a colaboração entre os participantes do projeto de engenharia e a coleta adequada de dados e documentos importantes. O VSE, portanto, é a aplicação prática desta metodologia por meio de softwares e ferramentas digitais de engenharia.
Prática no projeto de engenharia
No cenário atual, é comum uma empresa utilizar diversas ferramentas de engenharia, contratar diferentes fornecedores e armazenar os dados apenas ao fim do projeto, muitas vezes de forma incompleta. Em alguns casos, porém, os dados não são sequer armazenados. Isso ocorre porque muitas empresas ainda não dão a devida importância para os dados, e essa é uma abordagem equivocada, principalmente levando em consideração que estamos passando por um momento de forte digitalização da economia e que as empresas de diferentes setores estão extraindo grande valor dos dados, em diferentes tipos de aplicações. Na Engenharia isso não pode ser diferente.
Considerando esses três fatores, a Pöyry desenvolveu o VSE para, em um único local, realizar o armazenamento de dados conforme o projeto avança, impedindo que informações sejam perdidas entre suas fases e melhorando a colaboração durante o projeto. Isso inclui realizar a coordenação de todos os envolvidos para consolidar no VSE os documentos de engenharia referentes ao projeto, como os diagramas PI&D, os diagramas elétricos, bem como o banco de dados de processos e equipamentos e as bases de modelos 3D.
Ademais, o VSE padroniza o formato dos dados, seguindo os preceitos da metodologia PIM, para evitar que cada participante do projeto utilize modelos ou padrões próprios que comprometa a interoperabilidade dos dados. Estabelece-se, por exemplo, uma convenção de nomenclaturas e relacionamentos, bibliotecas comuns e regras de engenharia visando a necessária padronização.
Prática no dia a dia da fábrica
Assim que a fábrica começa a operar, os dados estão disponíveis para auxiliar na operação, manutenção e possível expansão da planta.
O VSE também potencializa as aplicações de IA e de Gêmeos Digitais, que se tornam mais assertivas e eficazes, visto que essas tecnologias precisam acessar, além dos dados gerados em tempo real, as informações de Engenharia dos ativos industriais, para antecipar falhas e otimizar o processo produtivo.
Benefícios do VSE
● Aplicabilidade em projetos de engenharia de qualquer natureza;
● Retenção de dados que anteriormente eram perdidos;
● Integração e armazenamento de dados em um ambiente;
● Padronização dos dados originalmente gerados em formatos diversos;
● Maior comunicação com diferentes disciplinas, fornecedores e empresas de engenharia durante o projeto;
● Facilidade de integração a outras aplicações de digitalização industrial que demandam dados, como os Gêmeos Digitais;
● Otimização da operação, manutenção e expansão da fábrica;
● Maior produtividade, segurança do trabalho e sustentabilidade.
Conte com a Pöyry na jornada de digitalização industrial
A Pöyry é uma empresa de engenharia e consultoria referência em Indústria 4.0 e digitalização. Com profundo conhecimento dos processos industriais, participa de todo ciclo de vida dos empreendimentos, incluindo a concepção da Arquitetura Digital dos novos projetos de engenharia.
Para saber mais sobre o VSE e outros serviços de digitalização industrial da Pöyry, entre em contato.