Atuando no projeto, a AFRY desenvolveu um Programa de Educação Ambiental voltado à população do município e aos funcionários do Grupo, com base em um Diagnóstico Socioambiental Participativo.
A AFRY - empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria – foi selecionada pelo Grupo Penha, um dos maiores produtores de embalagens de papelão ondulado do Brasil, para desenvolver o projeto executivo do PEA (Programa de Educação Ambiental) associado ao licenciamento ambiental da nova fábrica de papéis que será construída no município de Jacutinga (MG).
Segundo Rafael Favery, gerente de Projetos de Sustentabilidade da AFRY Brasil, políticas socioambientais vêm ganhando cada vez mais relevância na agenda dos municípios, o que torna o projeto ainda mais desafiador e instigante. Por isso, com o objetivo de elaborar um diagnóstico com a participação de todos os envolvidos no empreendimento, foi criado um fórum de discussões envolvendo representantes do Grupo Penha e da AFRY, agentes públicos municipais e representantes de entidades da sociedade civil e da comunidade no entorno do local onde a nova planta será construída.
“O PEA é parte do licenciamento ambiental e uma importante estratégia do Grupo Penha para integrar a comunidade e incentivar a sua participação nas decisões que afetam a qualidade ambiental da área em que será instalada a nova fábrica de papeis”, afirma Favery.
A metodologia do PEA adotada pela AFRY é baseada na legislação estadual e teve como foco a realização do DSP (Diagnóstico Socioambiental Participativo) para analisar os impactos gerados pela implantação da fábrica, sua relação com os problemas, conflitos e potencialidades socioambientais da realidade local. O PEA também tratou de identificar, de forma conjunta, as prioridades da região para definição, formulação e implementação dos projetos socioambientais que embasaram a elaboração do programa, exigidos como condicionantes do licenciamento ambiental.
Após as discussões promovidas durante a elaboração do diagnóstico, cinco macrotemas foram definidos como os mais relevantes a serem trabalhados nas ações do Programa de Educação Ambiental, sendo eles: Esgoto; Coleta seletiva e educação sobre descarte correto de lixo; Apoio às instituições Sociais e de Ensino; Transporte, Trânsito e Mobilidade, e Vegetação e Fauna (incluindo a temática de pesca).
Voltados aos funcionários da fabricante e à população de Jacutinga, o PEA inclui seminários, campanhas, treinamentos, ações e criação de canais de comunicação e relacionamento, desenvolvidos ao longo das ações que integram o projeto executado pelo Grupo Penha.
Segundo as metas, o PEA terá que envolver 50% do público externo do munícipio, ou da Área de Abrangência do Programa de Educação Ambiental nos projetos socioambientais, e 70% do público interno do Grupo Penha nos projetos promovidos pelo Programa.
“A realização desta ação integrada de licenciamento ambiental e do programa educacional é parte das soluções integradas que a AFRY implanta nos projetos onde atua, com o objetivo de garantir tanto a sustentabilidade dos empreendimentos quanto uma integração positiva com a comunidade. Isto é parte da nossa visão de fazer o futuro e da missão de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável”, completa Favery.
Sobre a AFRY
A AFRY – resultado da fusão entre a ÅF e a Pöyry – fornece serviços de engenharia, projetos, serviços digitais e de consultoria para acelerar a transição para uma sociedade sustentável.Somos 19 mil especialistas dedicados nos setores da indústria, energia e infraestrutura, criando impacto para as próximas gerações.
A AFRY tem raízes nórdicas com alcance global, vendas líquidas de 24 bilhões de coroas suecas e está listada na Bolsa de Valores de Estocolmo.
Making Future