A digitalização é uma força transformadora que moldará a indústria do futuro, porém, muitas empresas ainda estão se questionando como e o que devem fazer para tirar proveito disso. Um desafio importante é a rápida velocidade com que a transformação digital está acontecendo. Espera-se que os investimentos na Indústria 4.0 cresçam mais de 30% ao ano até 2023. Nesse ritmo, as indústrias que não agirem a tempo correm o risco de ficar para trás e fora do cenário competitivo do mercado.
Devido à crescente evolução da indústria 4.0, a Pöyry concebeu o Smart Site, uma planta que oferece soluções integradas e capazes de aumentar a eficiência operacional resultando no melhor aproveitamento de ativos, otimização na manutenção de equipamentos, aumento na segurança e na qualidade das operações e alternativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Essa abordagem holística é aplicada por todo o ciclo de vida das plantas industriais: Projeto, Construção e Operação. Na fase de Projeto, as empresas de Engenharia e todos os stakeholders envolvidos já utilizam amplamente ferramentas digitais, com grandes ganhos na performance e eficiência do trabalho, permitindo um serviço remoto e integrado de equipes dispersas de forma geográfica. Porém, além da Engenharia Digital, é preciso que nessa fase do projeto ocorra a integração de todas as ferramentas digitais para que haja a centralização das informações, a fim de evitar que os dados sejam perdidos na transição entre as etapas, criando a Fundação Digital da planta, que é fundamental para suportar tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial.
Smart Site na otimização de plantas industriais
No Smart Site, o acesso aos principais dados da planta é disponibilizado a todos os envolvidos no projeto, por meio do Virtual Site Environment (VSE) - ambiente virtual desenvolvido pela Pöyry, onde estão centralizados documentos gerados por ferramentas digitais como diagramas PI&D, elétricos, automação/instrumentação, bancos de dados de engenharia e bases de dados 3D.
A implantação do Smart Site para a otimização de processos das plantas industriais está diretamente relacionada à interoperabilidade entre os sistemas que compõem as Tecnologias de Engenharia (ET), Tecnologias da Informação (IT) e Tecnologias de Operação (OT), possibilitando a criação de soluções avançadas, como o Digital Twin (Gêmeos Digitais), capaz de realizar previsões e conduzir testes e simulações no ambiente virtual.
Principais vantagens do Smart Site
Integração dos Dados de Engenharia
Utilizando as melhores tecnologias de digitalização de Engenharia na gestão dos processos de criação e modificação de dados de projetos e a plataforma do Virtual Site Environment para a integração de todos esses dados e a construção de uma base unificada, permitindo a produção de insights e acesso a:
- P&ID Inteligentes
- Diagramas de Elétrica, Automação e Instrumentação
- Folha de dados virtual
- Modelos 3D com informações de engenharia, construção, operação e manutenção
- Planejamento e aplicação de metodologia AWP
- Instruções de operação e manutenção
- Documentação atualizada e rastreável
- Realidade Virtual, Aumentada e Mista
Conectividade industrial
Utilizando as melhores tecnologias de digitalização para a operação de uma planta industrial, como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, Machine Vision e Digital Twin, o Smart Site da Pöyry conecta todos os sistemas de forma segura e personalizada, dando origem ao Single Source of Truth (SSoT), ou Única Versão da Verdade.
A centralização das informações garante todos os benefícios da indústria 4.0 e muito mais:
- Gerenciamento da utilização de ativos;
- Manutenção preditiva de equipamentos;
- Coleta de dados em tempo real;
- Otimização do tempo e redução de paradas;
- Eficiência no uso de recursos naturais e energia;
- Aumento na qualidade dos produtos;
- Integração de sistemas IT e OT;
- Redução dos gastos de operação;
- Registro seguro de dados por todo o ciclo de vida;
- Melhora na segurança de trabalho; e
- Realização de testes e simulações virtuais precisos
Tecnologias e Cibersegurança
A conexão entre as Tecnologias de Operação e Tecnologias de Informação demanda estratégias de segurança específicas a essa nova Arquitetura Digital, além das proteções individuais, para evitar que ataques cibernéticos resultem no vazamento de informações e dados ou até mesmo na interrupção das operações e acidentes de grandes proporções. Com o Smart Site, a cibersegurança engloba diversos níveis:
- Proteção contra vazamento, distorção ou destruição de informações;
- Planejamento de continuidade em caso de distúrbios na planta industrial;
- Segurança contra danos ao hardware e software e contra perda de dados;
- Reparação de hardware e software após um desastre natural
Soluções de Smart Site da Pöyry
A Pöyry, empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global, oferece consultoria digital por todo o ciclo de vida da planta industrial, no caso de projetos greenfield, e na digitalização de plantas existentes, no caso de projetos brownfield, por meio do Plano de Digitalização Industrial (PDI). Com mais de 16 mil especialistas no mundo dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização, criando soluções sustentáveis para as próximas gerações, a Pöyry conta com um time de consultores especialistas que possuem ampla experiência internacional em digitalização e expertise nas tecnologias mais avançadas.
Além disso, a Pöyry desenvolveu diversas soluções digitais próprias: como o ELMAS, que utiliza dados para mensurar a confiabilidade de ativos; e o Balance+, uma solução que utiliza Inteligência Artificial e é responsável pela otimização de caldeiras e turbinas, gerando ganhos em eficiência energética e redução na emissão de gases de efeito estufa. Esta solução, que visa acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável, já está em uso em mais de 75 plantas no mundo inteiro.
Making Future.