Engana-se quem pensa que a mineração não é uma aliada da sustentabilidade. Realizada com responsabilidade ambiental, a atividade contribui com a geração de energia limpa e fornece a matéria-prima da bateria para carro elétrico, o que reduz a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes.
Entre 2017 e 2019, foram publicados milhares de relatórios públicos sobre riscos relacionados à governança da cadeia de abastecimento mineral. Estes relatórios estavam relacionados principalmente à extração de minerais para bateria de íon-lítio – em especial lítio, níquel, manganês, cobalto e platina, além de nióbio, alumínio, ferro, fósforo, carbono e grafite –, e representaram uma questão a ser abordada caso os locais de mineração sejam utilizados de forma sustentável.
Sendo assim, analisar não apenas a cadeia de suprimentos de baterias, mas todas as cadeias de suprimentos de energia limpa, é fundamental para entender a oferta e a demanda dos próximos anos. Ao fazer isso o mais cedo possível, é possível investir e legislar coletivamente medidas de resiliência direcionadas que melhor apoiem uma transição líquida zero segura e confiável.
A questão da bateria para carro elétrico
Devido aos benefícios ambientais dos veículos elétricos, esse mercado vem crescendo ano após ano. No entanto, a discussão vai muito além do incentivo à compra de carros elétricos pela população, ela também deve abordar os desafios da eletrificação e as medidas para superá-los.
O uso de baterias de fosfato de ferro e lítio para veículos elétricos aumentou significativamente nos últimos anos. De acordo com a Benchmark Mineral Intelligence – agência de alcance mundial que fornece relatórios sobre a cadeia de suprimentos de baterias para veículos elétricos –, a demanda por baterias de íon de lítio crescerá seis vezes até a próxima década. Dessa forma, cerca de 384 minas precisarão ser construídas até 2035 para que sejam supridas as necessidades de matéria-prima das baterias.
Por outro lado, novos produtos químicos alternativos para baterias já estão disponíveis, e essa diversidade pode ajudar a atual dependência da cadeia de suprimentos. Existem diferentes tipos de baterias de íons de lítio, baterias de íons de sódio ou zinco, baterias de fluxo de vanádio ou ferro, baterias de enxofre de sódio e baterias de metal líquido. Cada uma dessas tecnologias varia em segurança de fornecimento, desempenho e custo-benefício.
O papel da reciclagem
Ainda segundo a Benchmark, a quantidade de novas minas cairia para 336 se a reciclagem de minerais e metais for realizada de maneira correta. Contudo, a atividade não é igualmente eficiente para todos os metais. Ela contribuiria principalmente para diminuir a mineração de cobalto, mas não é muito expressiva para o grafite, por exemplo.
Alcançar a circularidade na cadeia de fornecimento de baterias não é simples e nem barato, já que a tarefa possui processos complexos necessários para viabilizar o reaproveitamento e a reciclagem. Uma emenda recente da diretiva de bateria da União Europeia estipula que, a partir de 2026, todos os veículos elétricos e baterias industriais no mercado exigirão um passaporte de bateria exclusivo, recuperável usando o código QR de identificação de produto.
Esse “passaporte de materiais” é um banco de dados eletrônico de um produto, material ou sistema, descrevendo os materiais usados e seu potencial de reutilização/recuperação, bem como outras características predefinidas. Ele pode agregar valor significativo ao ciclo de vida dos minerais da bateria, simplificando a logística e as atividades de reciclagem e, até mesmo, pré-selecionando futuros clientes para o pós-reciclagem.
Considerar a reciclagem e a produção circular de baterias para carros elétricos também é um fator importante, mas isso não anula a necessidade da mineração (ou, mais do que isso, da mineração sustentável) para que a transição a uma sociedade mais sustentável seja possível.
A mineração no Brasil
Em 2022, o preço do metal da bateria passou por aumentos significativos, refletindo as preocupações com o aperto da oferta e o subinvestimento na mineração. Apesar das perspectivas de transição energética, as empresas têm sido bastante cautelosas quanto ao comprometimento de capital para novos projetos de mineração. Embora esses projetos vejam a capacidade de fornecimento de lítio expandir 3,5 vezes até 2030, isso ainda não será suficiente para atender às promessas de energia relacionadas a baterias estabelecidas por países em todo o mundo.
Estima-se que o Brasil compreenda a terceira maior reserva de lítio do planeta, com recursos mapeados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Goiás. Atualmente, o país é o quinto maior produtor desse minério no mundo, possuindo potencial de crescimento no setor e de se tornar um grande exportador nos próximos anos.
Por conta desse potencial, o país observa uma corrida por novos títulos minerários para o lítio e recebe pedidos de pesquisa sobre a substância perante a ANM (Agência Nacional de Mineração). Além disso, o Ministério de Minas e Energia (MME) está promovendo medidas que autorizam as operações de comércio exterior de minerais e minérios de lítio e de produtos fabricados à base de lítio ou de derivados, como o Decreto 11.120 de julho de 2022.
As competências da AFRY
A AFRY é uma empresa europeia com alcance mundial que oferece serviços de engenharia, projetos e consultoria. Nós aceleramos a transição para uma sociedade mais sustentável, por isso, entendemos que a eletrificação é um passo fundamental para a emissão dos gases poluentes ser evitada.
Nossa competência abrange toda a cadeia de valor da fabricação de baterias, desde a mineração, o processamento de minerais e de produtos químicos e as linhas de montagem para células, módulos e embalagens, até a reciclagem e o segundo uso dos materiais.
Nossa oferta de serviços inclui:
- Consultoria;
- Estudos de pré-viabilidade;
- Engenharia conceitual e básica;
- Engenharia de detalhamento;
- Gerenciamento de obras e implantação em EPCM;
- Gerenciamento de projetos;
- Oferta para o setor de baterias coordenada por uma equipe de competência interindustrial;
- Estudos Benchmark CAPEX e OPEX.
Estamos dedicados a tornar a mineração no Brasil cada vez mais sustentável e a aproveitar todo o potencial do país como parte relevante da solução mundial para um futuro menos poluente.
Making Future