A Avaliação de Risco Climático tem como principal objetivo identificar os riscos relacionados ao fenômeno das mudanças climáticas, visando avaliar seu potencial impacto sobre um projeto, operação de um empreendimento existente e/ou sobre sua cadeia de valor.
É fundamental que a Avaliação de Risco Climático seja feita durante a fase de concepção/viabilidade de um projeto, uma vez que a localização, a capacidade adaptativa e o nível de resiliência do empreendimento e do restante de sua cadeia de valor às condições climáticas futuras são importantes pilares que compõe os riscos de um projeto.
O risco climático é composto pela avaliação da probabilidade de ocorrência da ameaça climática e pelo nível de exposição e vulnerabilidade do projeto / empreendimento / cadeia de valor.
As probabilidades das ameaças climáticas são obtidas através de cenários climáticos, que modelam diversas variáveis climáticas de acordo com o nível de ação de combate às mudanças climáticas.
O nível de exposição é avaliado conforme o tipo de ameaça climática em análise, sendo normalmente escolhidas variáveis baseadas na localização dos ativos do projeto/empreendimento, tal como localização dos postos de trabalho, de fornecedores e de infraestruturas utilizadas (rodovias, ferrovias, portos, rios utilizados para captação de água ou lançamento de efluentes), etc.
Já a vulnerabilidade é avaliada tanto pela análise da sensibilidade do projeto, empreendimento e/ou de sua cadeia de valor (por exemplo, grau de dependência de recursos naturais como água ou energia hidráulica de PCHs ou termoelétricas, idade e instrução dos trabalhadores, existência de PCDs, grau de dependência econômica da comunidade do entorno na empregabilidade do empreendimento; existência de trabalho externo (sob sol/chuva), nível de acesso à saúde, coleta de lixo e coleta e tratamento de esgoto da comunidade do entorno, etc.).
Importância da Avaliação de Risco Climático
A mudança climática é, sem dúvida, a questão decisiva dos tempos atuais e provoca desafios ambientais sem precedentes. Para permanecer em uma zona de operação segura, o ideal é que o aumento da temperatura global não exceda 1,5°C em comparação com os níveis pré-industriais.
Já em 2020, a temperatura alcançou 1,2°C acima da era pré-industrial (1880). A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê uma probabilidade de 20% de que o aumento da temperatura exceda temporariamente os 1,5°C a partir de 2024.
Muitas organizações ainda pensam que as implicações da mudança climática são de longo prazo e, portanto, não são relevantes para as decisões tomadas hoje. Contudo, os impactos potenciais da mudança climática sobre as organizações já estão ocorrendo e vão além dos danos físicos.
Segundo relatório do IPCC (2023), na América do Sul, os principais riscos derivados das mudanças climáticas envolvem segurança hídrica, segurança alimentar, efeitos severos na saúde em razão de epidemias e danos à vida e às infraestruturas por conta de inundações, deslizamentos, aumento do nível do mar, tempestades e erosão da costa.
Quais riscos são avaliados?
Na Avaliação de Risco Climático são analisados os riscos físicos e riscos de transição. Entenda mais sobre cada um deles a seguir.
Riscos físicos
Eles englobam o aumento na frequência e na intensidade da ocorrência de eventos climáticos críticos, como furacões, ciclones, inundações e tempestades; além da mudança nos padrões climáticos, incluindo alterações nos padrões de precipitação, temperatura, duração de estiagens, duração e intensidade de ondas de calor e a elevação do nível do mar.
Com isso, geram riscos operacionais nas empresas, entre eles:
● Mudanças da disponibilidade hídrica
● Mudanças de performance
● Alteração na disponibilidade de matérias-primas
● Aumento dos riscos de saúde e segurança aos trabalhadores
Também geram riscos financeiros, incluindo:
● Danos físicos aos ativos da empresa,
● Impactos indiretos devido à interrupção da cadeia de suprimentos,
● Impactos indiretos em razão da variação na precificação dos ativos (por exemplo, dos terrenos) ou no valor das apólices de seguros.
Riscos de transição
A seguir está um exemplo de mapeamento de riscos climáticos da cadeia de valor de uma empresa do setor de papel e celulose:
Quais empresas devem buscar este serviço?
Os impactos das mudanças climáticas ocorrem de maneira diferente para cada tipo de atividade, assim negócios que apresentem qualquer uma das características abaixo devem avaliar o seu risco.
● Existência de ativos fixos → riscos físicos sobre propriedades, fábricas, edifícios
● Complexas e extensas cadeias de suprimentos → risco de interrupção da cadeia
● Alta dependência em recursos naturais (água, biodiversidade, precipitação, clima)
● Alta dependência em infraestruturas (energia, gás, logística) → risco de interrupção do fornecimento dos serviços
● Alta dependência em mão de obra → ↑ riscos de saúde e segurança, ↑ absenteísmo
● Dependência de investimentos ou empréstimos de longo prazo → maior rigor na análise e transparência dos riscos financeiros oriundos das mudanças climáticas
Desta forma, os benefícios de realizar esse tipo de avaliação são:
● Compreender a exposição de um projeto ou de uma operação diante aos impactos das mudanças climáticas;
● Entender as ações de mitigação e adaptação aos riscos identificados;
● Ter mais segurança e previsibilidade ao negócio.
Avaliação de Risco Climático da AFRY Brasil
A AFRY é uma empresa europeia, com alcance global, líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria. Promovemos um impacto positivo na sociedade e no ambiente, principalmente nos desafios da mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Nossa Avaliação de Risco Climático compreende o conhecimento do empreendimento, a fundamentação técnica dos riscos, incluindo por exemplo análise meteorológica, análise climática, análise de disponibilidade hídrica e análise de crescimento florestal, a identificação e avaliação dos riscos para o empreendimento e a apresentação de recomendações.
Complementarmente à Avaliação de Risco Climático, oferecemos serviços de cálculo de intensidade de emissão de carbono (GEE) e de pegada de carbono
Entre em contato.
Making Future