A transição para a bioindústria cria um marco na substituição de materiais de base fóssil por biomateriais, uma transição fundamental para que exista desenvolvimento sustentável. Isso é uma questão chave para a atualidade, quando mudanças climáticas, preocupações ambientais, demanda de eficiência de recursos e a escassez de recursos naturais estão levando a sociedade e as empresas a buscar matérias-primas renováveis e não fósseis, além de soluções circulares.
Por que investir em alternativas de biomateriais?
Os biomateriais, como bioquímicos, biocombustíveis, produtos de madeira, pastas de papel e todos os tipos de papel e cartão, fazem parte da solução de descarbonização, reduzindo a nossa dependência de combustíveis fósseis e minimizando nossas emissões de carbono.
Nesse sentido, a bioindústria tem um papel fundamental na transição para o uso de matérias-primas renováveis e na mitigação das mudanças climáticas. Esse tipo de indústria oferece infinitas oportunidades, mas também exige maiores investimentos do setor industrial.
O desenvolvimento tecnológico em curso permitirá ainda o desenvolvimento de muitos produtos inovadores, como por exemplo a partir de resíduos. Eles terão as mesmas propriedades dos materiais de base fóssil, mas com menor pegada de carbono.
A digitalização também é um agente facilitador fundamental para a bioindústria. A cadeia de valor completa, da matéria-prima aos mercados de usuários finais, será digitalizada num futuro próximo. Todos os níveis de digitalização precisam ser integrados em uma plataforma comum, incluindo as fontes de dados, desde dados técnicos de engenharia até os operacionais e de tecnologia da informação.
A bioindústria e as soluções circulares são o divisor de águas
Capturar todo o potencial da bioindústria contribuirá na mitigação das mudanças climáticas. Por isso, pensar em bioindústria é, sem dúvida, uma medida de proteção ambiental. Ao aumentar a proporção dos biomateriais, reduzir o desperdício e adotar soluções circulares, alcançaremos uma maior eficiência de recursos.
Com a ação coletiva, podemos fazer a transição para materiais renováveis e soluções circulares que permitam um futuro sustentável para as próximas gerações.
O papel da Pöyry na transição para a bioindústria
Pensando na transição para o uso de matérias-primas renováveis, essencial à bioindústria, os serviços da Pöyry contemplam todo o ciclo de vida da cadeia de valor da bioindústria. Por mais de seis décadas, estamos oferecendo aos nossos clientes serviços líderes em consultoria, engenharia e implementação de projetos de biomassa em grande escala.
Damos suporte aos nossos clientes para capturar todo o potencial da bioindústria, desde a ideia do negócio até os serviços de engenharia, implantação de projetos e o suporte às operações.
Nosso compromisso com a sustentabilidade
A missão da Pöyry é acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável. Em relação à bioindústria, estamos apoiando nossos clientes na modernização e adaptação da indústria em linha com as práticas de sustentabilidade, a melhoria da saúde e da segurança e a produtividade econômica por meio de:
● Aprimoramento de eficiência energética,
● Uso eficaz e circular de recursos,
● Diversificação, atualização e inovação tecnológica,
● Tecnologias e processos industriais ambientalmente adequados.
Além disso, estamos contribuindo para um uso mais eficiente da água na indústria. A escassez de água também é um problema global relacionado às mudanças climáticas. Visando a proteção ambiental deste recurso e um setor da indústria ainda mais sustentável, estamos comprometidos em fornecer soluções para reduzir em mais de 20% o uso de água da indústria de celulose em instalações existentes.
Com este compromisso de desenvolvimento sustentável, a Pöyry, juntamente com todo o setor da indústria, dá um passo importante em linha com as metas de sustentabilidade estabelecidas pela ONU.
Clique aqui e conheça nossas soluções para o Meio ambiente e sustentabilidade.
Making Future