Iniciativa da ABTCP, projeto reunirá, dessa vez de forma digital, informações confiáveis, rastreáveis e estatisticamente verificáveis para a criação de uma base de métricas e indicadores de empresas do setor de Papel e Celulose, e contribuirá para a melhoria contínua das operações industriais e a tomada de decisões estratégicas
A ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel apresentou, no último dia 3 de setembro, os detalhes do Projeto Benchamarking Setorial 2025, que vai reunir informações confiáveis, rastreáveis e estatisticamente verificáveis para a criação de um banco de dados para beneficiar todo o ecossistema do setor de papel e celulose. A AFRY, empresa líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, será a responsável pela coleta e análise dos dados que ficarão disponíveis por meio de uma plataforma digital.
O projeto foi apresentado durante um workshop realizado pela ABTCP e reuniu representantes de fabricantes como Ahlstrom, Bracell, CMPC, Cenibra, Damapel, Eldorado Brasil, Ibema, Klabin, MD Papéis, Oji Papéis, Solenis, Suzano e Sylvamo; de fornecedores de máquinas, e de serviços, além da AFRY e do Instituto de Pesquisas Eldorado, que são parceiros no projeto.
“Esse é um projeto importante para a ABTCP, que está alinhado ao planejamento estratégico da associação, e que renasce - e eu digo renasce porque a primeira versão do Benchmarking Setorial foi publicada, ainda em formato impresso, em 2011”, afirmou Umberto Cinque, Head Técnico da ABTCP.
Flávio Maeda, diretor de Negócios de Digitalização da AFRY ressaltou que o projeto contará com um sistema digital de coleta de dados do processo industrial para a comparação de KPIs industriais das empresas participantes utilizando, a AFRY Smart Plataform, de forma segura e anonimizada. O projeto será compartilhado com o público, pela primeira vez, na Arena de Inovação, durante o ABTCP 2025 – Congresso Internacional de Celulose e Papel, no dia 14 de outubro, às 16h.
“A iniciativa representa um passo importante na inclusão do setor de Papel & Celulose na economia de dados global, ao reduzir o tempo e o custo para todos os envolvidos”, destacou Maeda. “Esse banco de dados com informações históricas do setor permitirá a extração de informações assertivas para a melhoria contínua das operações industriais e para a tomada de decisões estratégicas, baseadas em dados, bem como a formulação de cenários e simulações com IA.”
Na avaliação de Rayana Reis, da Inteligência Setorial da ABTCP, o anúncio do projeto foi muito bem recebido pelas empresas que participaram do workshop e demonstraram interesse em fazer parte do projeto. “Quem quiser participar deve entrar em contato enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto ‘Projeto Benchmarking Setorial’, informando nome, empresa e telefone.”.
A participação no projeto não está restrita aos produtores de papel e celulose, mas também aos fornecedores do setor, que poderão participar como patrocinadores do projeto.