Dia Mundial da Água: entenda a data e sua importância no incentivo à gestão do saneamento básico e dos recursos hídricos
Abordar sobre a gestão do saneamento básico e dos recursos hídricos e do uso consciente de água no mês de março tem uma reverberação especial. Isso porque, desde 1993, no dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas por meio da resolução A/RES/47/193.
Por que é urgente pensar em uma consciente gestão de recursos hídricos?
A data se trata de um reconhecimento da ONU, talvez um tanto tardio, porém muito importante no sentido de reafirmar e lembrar ao mundo a finitude e a importância deste recurso natural em nossas vidas. Rigorosamente falando, água é vida e sem ela não existiria nenhuma forma de vida, como conhecemos.
O nosso planeta tem um volume muito significativo de água, porém só 7% do total se caracteriza como água doce. Além disso, deste total, a maior parcela encontra-se em mananciais subterrâneos de acesso mais difícil. Parece óbvio dizer, mas a gestão de recursos hídricos e saneamento básico aliado ao uso consciente de água por pessoas físicas e empresas é uma emergência.
O crescimento das demandas por água tem ocorrido de forma contínua, não só em razão do crescimento vegetativo da população, mas pelo próprio aumento do consumo per capita decorrente da elevação do nível de vida das pessoas e das mudanças de hábitos e comportamentos. Por sua vez, o crescimento vegetativo, além de aumentar as demandas de água pela população, gera paralelamente aumentos do consumo de água na agricultura, na indústria, no setor de serviços e em todos os setores da economia.
Para agravar ainda mais a situação, o balanço desequilibrado entre a oferta de água e a demanda, constata-se em muitos locais a ocorrência de uma forte degradação dos recursos hídricos por contaminações de todos os tipos de resíduos, que não só encarecem e dificultam o acesso a água, como também, em muitos casos, tornam o acesso proibitivo. Ou seja, o que já era escasso, fica indisponível.
Expertise da Pöyry e a necessidade de ações globais para a sustentabilidade
O desequilíbrio entre a oferta e a demanda por água tem incentivado a busca de soluções alternativas para uma melhor oferta de serviços de saneamento básico e gestão de recursos hídricos, de forma a mitigar os efeitos adversos das limitações deste bem natural.
Entre essas soluções se destacariam, não necessariamente na ordem apresentada na sequência abaixo, bem como não limitada a áreas de atuações:
- Reuso da água;
- Redução de custos quanto a disponibilidade de novas tecnologias de tratamento da água que asseguram a produção de água tratada dentro de valores e segurança aceitáveis, seja no tratamento de águas de fontes parcialmente degradadas e/ou para a utilização da água salgada, dos mares, como fonte primária de abastecimento;
- Sistemas avançado de tratamento de águas servidas;
- Redução das perdas físicas que ocorrem nas redes de distribuição de água. Elas são da ordem de 25% (existem índices mais baixos e mais elevados);
- Planos de gestão quanto aos usos múltiplos dos recursos hídricos de cada bacia hidrográfica;
- Exploração de aquíferos subterrâneos;
- Substituições ou alterações dos processos industriais por tecnologias com menor consumo de água. Esta otimização do consumo de água por mudanças de tecnologia também se aplica para a agricultura;
Qualquer que seja a área relacionada ao saneamento básico, gestão de recursos hídricos e uso consciente de água, a Pöyry pode fornecer a solução mais adequada. A empresa tem forte atuação em empreendimentos sustentáveis e no saneamento básico, assim como uma equipe multidisciplinar, o que a capacita a oferecer todo tipo de resposta ligada à infraestrutura sanitária, da produção de água potável/industrial, ao tratamento de qualquer tipo de água residuária.
Consulte-nos para saber mais sobre como aceleramos a transição para uma sociedade mais sustentável: www.poyry.com.br.
Making Future