A Pöyry integra a Delegação Finlandesa de Negócios que está percorrendo, esta semana, as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, em uma agenda de encontros com autoridades e líderes empresariais. Na pauta, a cooperação entre os dois países em temas relacionados à sustentabilidade, eficiência energética e ao emprego de tecnologias para aumentar a produtividade e a segurança da mineração.
Em Brasília, foram realizadas reuniões com representantes do Ministério de Minas e Energia, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB). Em Belo Horizonte, conversamos com o Governo de Minas Gerais e também com a InvestMinas, a Fiemg, o Senai, a Anglo American e a Anglo Gold Ashanti. A agenda prevê, ainda, encontros com a Vale e com o BNDES, no Rio de Janeiro.
Trata-se de uma excelente oportunidade de mostrarmos como a Pöyry está contribuindo com a cadeia de valor da Mineração e Metalurgia para diminuir a intensidade das emissões de carbono. Para nós, uma mineração sustentável significa adotar uma abordagem abrangente que assegure sustentabilidade a longo prazo de todas as operações e também nos processos de beneficiamento associados.
Na avaliação de Tiago Affonso Ferreira Nunes, head de Mineração da Pöyry e representante da empresa na delegação, “os encontros têm sido importantes para posicionar a Pöyry como uma empresa comprometida em ajudar a ampliar a sustentabilidade do setor”.
Liderada por Ilona Lundström, diretora-geral de Inovação e Financiamento Empresarial do Ministério de Economia e Emprego da Finlândia, a Delegação Finlandesa de Negócios conta ainda com a participação do Embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, além de representantes do setor público e privado.