A Valoração de Impacto Social é um estudo que permite avaliar e valorar o impacto social das ações de uma empresa em benefício de uma comunidade numa determinada localidade onde ela atua. Para isso, é utilizada uma metodologia de análise denominada Retorno Social sobre o Investimento, ou SROI (Social Return on Investment).
O SROI tem por objetivo monetizar o impacto positivo produzido por projetos sociais e/ou ambientais, além das questões financeiras, permitindo o cálculo dos custos e benefícios sociais, ambientais e econômicos.
A análise encontra o custo-benefício sobre o valor social gerado, comparando os resultados com os investimentos necessários para gerar esses benefícios. Os indicadores são representados por meio de valores monetários.
Objetivos da Valoração de Impacto Social
O principal objetivo do SROI é conhecer o retorno sobre o investimento social, medindo e valorando a eficiência da criação de valor compartilhado, tendo em conta todos os recursos consumidos.
Isto contribui para melhorar o atendimento da empresa nos quesitos ESG de sustentabilidade (sigla em inglês para os pilares sustentáveis de meio ambiente, social e governança), seja pelo aumento da eficiência financeira na utilização do budget das empresas em responsabilidade socioambiental, pelo aumento da governança e transparência de suas ações sociais ou pelo entendimento de como aplicar os recursos para maximizar os benefícios sociais pretendidos.
Outros objetivos da análise incluem:
● Compreender a dinâmica e o alcance das mudanças geradas segundo a perspectiva dos stakeholders;
● Verificar em que medida os objetivos do programa estão alinhados com a missão da empresa e se podem ser concretizados; e
● Melhorar a governança, gestão e dar mais transparência para as mudanças sociais geradas, tanto para os públicos internos quanto externos.
Por que realizá-la?
A Valoração de Impacto Social é um instrumento importante para companhias que desejam conhecer efetivamente o impacto de suas ações e ter parâmetros para comparar o retorno social de seus projetos.
Dessa forma, as companhias também podem realizar a gestão e governança do investimento social de forma mais assertiva, criando uma estratégia de destinação dos recursos, além de melhor comunicar os resultados aos financiadores.
Benefícios da Valoração de Impacto Social
O SROI é vantajoso por:
● Entender o valor social de uma atividade;
● Ajudar no direcionamento dos recursos ao gerenciar resultados inesperados, tanto positivos quanto negativos;
● Identificar pontos comuns entre o que se pretende atingir e o que os stakeholders querem alcançar, maximizando o valor social e a criação de valor compartilhado;
● Criar um diálogo formal com os investidores que lhes permita reconhecer a iniciativa e como suas intervenções influenciam a mudança, bem como envolvê-los significativamente no projeto;
● Traduzir os resultados para termos monetários; e
● Produzir informações sobre os resultados de investimentos sociais requeridas por questionários e indicadores de sustentabilidade respondidos anualmente pelas empresas, tais como GRI (Global Reporting Iniciative), TCFD (Task Force on Climate Related Financial Disclosures), e CDP (Carbon Disclosure Project).
Como a AFRY avalia a Valoração de Impacto Social de seus clientes?
A AFRY é uma empresa europeia, com alcance global, líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global. Acreditamos que as mudanças acontecem quando pessoas com ideias corajosas se unem.
Nossa expertise nos capacita a elaborar a Valoração de Impacto Social da sua empresa. Neste procedimento, seguimos as etapas:
● 1. Definição do escopo: definimos limites claros em relação ao que a sua análise SROI cobrirá, quem estará envolvido no processo e como;
● 2. Mapeamento dos resultados: desenvolvemos um mapa de impacto e uma teoria de mudança a partir do seu envolvimento com os stakeholders, demonstrando a relação entre entradas, saídas e resultados;
● 3. Atribuição de valor: encontramos dados e criamos indicadores, para demonstrar se os resultados pretendidos aconteceram e, então, lhes atribuímos um valor monetário;
● 4. Atribuição de impacto: tendo coletado as evidências sobre os resultados e lhes atribuído valor monetário, eliminamos da análise os aspectos da mudança que teriam acontecido de qualquer maneira ou que sejam o resultado de outros fatores;
● 5. Cálculo SROI: realizamos a soma de todos os benefícios, a subtração de qualquer impacto negativo e a comparação do resultado com o investimento. É neste ponto que a sensibilidade dos resultados pode ser testada. Para mais informações sobre a Valoração de Impacto Social, entre em contato conosco.
Making Future