Na chamada quarta revolução industrial, os dados têm se tornado o recurso mais importante da nova economia digital. Contudo, assim como o petróleo, esse recurso só tem valor se for eficientemente extraído, processado, armazenado e distribuído, atividades estas desenvolvidas pela Engenharia de Dados.
Dados são valiosos
Nos diferentes setores industriais, são os dados que:
● Possibilitam agilidade e assertividade na tomada de decisões;
● Permitem prever problemas, perdas e falhas antes que ocorram;
● Otimizam e automatizam processos;
● Reduzem custos;
● Promovem a inovação (data-driven innovation)
● Melhoram a colaboração; e
● Proveem informações confiáveis para outros sistemas empresariais de gestão, como MES, ERP e Business Intelligence.
Adicionalmente, vale destacar que os dados também são importantes para a gestão e utilização dos recursos naturais, uma vez que permitem o uso dos ativos de forma mais sustentável e eficiente.
Uma nova disciplina da Engenharia: a Engenharia de Dados
O campo da engenharia é tradicionalmente organizado em disciplinas, como Civil, Mecânica, Elétrica, de Automação, de Processo, entre outras. No contexto da Indústria 4.0, a Engenharia de Dados pode ser vista como uma nova e importante disciplina da Engenharia, cuja história tem início entre os anos de 2004 e 2006, devido ao surgimento do ecossistema Hadoop, impulsionado pela gigante Yahoo e motivado pelo desafio de tratar o grande volume de dados que naquela época já se tornava expressivo devido ao rápido crescimento da Internet.
A Engenharia de Dados, uma disciplina já consagrada no setor de TI (Tecnologia da Informação), é definida como a responsável por tratar os dados brutos de uma empresa, desenvolvendo o desenho e a estruturação dos processos de coleta, armazenamento, transformação e distribuição dos dados, o que normalmente é chamado de pipeline. Além disso, ela cria a arquitetura de conectividade entre sistemas necessária para a execução eficiente desses processos nas empresas.
Armazenar e transformar essa grande quantidade e variedade de dados em informações úteis e de qualidade é um grande desafio, mas também é uma tarefa essencial nos dias atuais. Para isso, é preciso um ambiente propício para a geração e o aproveitamento de tais informações, seja em um projeto greenfield ou em um brownfield.
A Engenharia de Dados em projeto greenfield
Nos projetos de engenharia modernos de novos empreendimentos industriais (os chamados greenfield), é imprescindível a inclusão da Engenharia de Dados desde os estágios iniciais do projeto, de forma a garantir o planejamento da arquitetura de sistemas seguindo os princípios desta disciplina. Assim, os investimentos e os esforços necessários para a execução das atividades de Engenharia de Dados serão bem menores.
Além disso, todos os envolvidos se beneficiam com o armazenamento e a distribuição adequada dos dados gerados pelas ferramentas digitais de engenharia ao longo das fases do projeto, da sua construção e do seu comissionamento.
Entre os benefícios, destacam-se a melhoria na colaboração, a redução de retrabalhos, o acesso mais rápido às informações e o melhor acompanhamento e gestão do projeto, traduzindo-se em economias financeiras e de tempo.
A Engenharia de Dados em projeto brownfield
Por outro lado, estudos mostram que 80% do esforço em projetos digitais, aqueles que envolvem, por exemplo, a aplicação de tecnologias de inteligência artificial e de gêmeos digitais, para empreendimentos industriais já existentes (os chamados brownfield) é atualmente despendido em atividades de Engenharia de Dados.
Outros estudos mostram que apenas 3 a 5% do enorme volume de dados brutos gerados por sistemas de operação industrial é efetivamente utilizado e transformado em informação. Isso se deve à grande quantidade e variedade de sistemas legados, que utilizam diferentes protocolos e padrões de conectividade, fazendo com que a maior parte dos dados não esteja facilmente disponível para utilização por analistas e cientistas de dados.
Por endereçar esses problemas, a Engenharia de Dados demonstra ser uma disciplina de suma importância em ambientes brownfield.
Desafios da Economia baseada em Dados
Pelo fato dos dados apresentarem grande valor econômico, alguns desafios estão cada vez mais presentes na agenda da alta gestão industrial e das áreas de Engenharia, Operações, Tecnologia da Informação e Inovação das empresas. Pensando nisso, a Engenharia de Dados busca soluções para:
● Evitar a perda de dados durante os projetos de engenharia;
● Garantir o armazenamento, a segurança, a disponibilidade e a confiabilidade dos dados em todo o ciclo de vida dos empreendimentos industriais;
● Garantir que a empresa detenha a soberania e a propriedade de todos os dados gerados na fase de engenharia e de operação de seus ativos industriais, além de fazer com que os mesmos estejam contextualizados e sejam de fácil utilização;
● Garantir a interoperabilidade dos sistemas por meio da utilização de padrões e protocolos abertos;
● Evitar a criação de silos (ou ilhas) de dados;
● Garantir a atualização dos dados após a fase de projeto, durante o comissionamento e operação da planta.
O papel da Pöyry na economia digital
A Pöyry é uma empresa europeia, com alcance global, líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria. Sustentamos um time global de especialistas em tecnologias, plataformas digitais e Cyber Segurança. Somos capazes de auxiliar sua empresa em todos estes novos desafios da era digital ao:
● Combinar nosso profundo conhecimento industrial ao conhecimento digital;
● Aplicar a nossa consagrada metodologia Smart Site, já utilizada e comprovada em diversos projetos ao redor do mundo;
● Realizar o desenho de Arquitetura Digital e especificar protocolos abertos que garantam a interoperabilidade de sistemas e a integração horizontal e vertical de dados;
● Exercer trabalhos de coordenação e gestão de todos os stakeholders envolvidos nos projetos, assegurando a disponibilização dos dados aos clientes, aos times de engenharia e aos fornecedores;
● Implementar nos nossos projetos plataformas de Engenharia Digital, como o Virtual Site Environment (VSE), criando a base para o Gêmeo Digital;
● Desenvolver e implementar Planos de Digitalização Industrial, possibilitando que a jornada de transformação seja conduzida de forma integrada e eficiente.
No seu próximo projeto, conte com o conhecimento e a experiência do time de Engenharia de Dados da Pöyry. Entre em contato.