Como qualquer outro processo de gerenciamento sensível, o sucesso de projetos de grande porte depende de um planejamento, execução e comunicação impecáveis. Com o aumento das privatizações, será cada vez mais importante diminuir as falhas desses aspectos e, consequentemente, o risco de investimento. A fim de minimizar as perdas, tanto internas quanto externas, assim como alcançar a maximização de valor e competitividade, a auditoria independente tem ganhado cada vez mais espaço nesse ambiente.
No Brasil, esse é um tema que encontra especial aplicação nas obras de grande porte. A Pöyry atua como auditor independente e/ou "engenheiro do financiador" (lender´s engineer) no país desde 2004 e tem em seu histórico diversos projetos de infraestrutura. Exemplos são a auditoria independente da Concessão da Linha 5 – Lilás – Metrô SP (fase de concessão); auditoria técnica de engenharia independente – Linha 5 – Lilás – Metrô SP (fase de implantação da infraestrutura/ BNDES); e PMOC (Project Management Oversight Consultant) – Linha 4 – Amarela – Metrô SP (todas as fases de implantação da infraestrutura e operação/ Banco Mundial).
Auditoria independente na Pöyry
Indo além da verificação da prática, a auditoria independente examina a causa raiz de problemas relatados ou ainda por serem descobertos. Para atender a esses diversos usos, o escopo da auditoria pode variar com base no tipo, propósito e tempo do projeto. Sendo pré-planejadas ou, por outro lado, tendo a possibilidade de serem contratadas como resposta a necessidades prementes de um projeto.
A Pöyry é apta a atuar como conselheira em todos os aspectos da gerência do projeto de um cliente, visando fornecer suporte técnico e a experiência obtida em território nacional e internacional, necessários ao melhor gerenciamento. Também tem capacidades para atuar em auditoria de projetos, obras e licenciamento ambiental; avaliação qualitativa do cumprimento das normas, especificações técnicas e projetos executivos. Bem como avaliação da execução física e financeira, observando o cumprimento ou não dos objetivos estabelecidos, apontando possíveis desvios e aspectos relevantes e/ou críticos de seu progresso; registro fotográfico do desenvolvimento do empreendimento; elaboração de relatórios trimestrais para o cliente e organismo financiador. Sem esquecer de mencionar a análise de documentação (licenças, alvarás, projetos, garantias, termos de aceitação, seguros, serviços públicos, áreas desapropriadas) e a validação de treinamentos.
Retorno social
A auditoria é um serviço que age como uma ferramenta auxiliadora e, por isso, o seu uso adequado é a chave para resultados eficazes. Devendo ser baseada em diretrizes, para garantir que a gerência dos projetos seja planejada da melhor maneira, executada de forma justa e que todos os resultados e recomendações recebam o tratamento apropriado. A Pöyry trabalha em estreita colaboração com seus clientes e usando de métodos sistemáticos, garantindo que os riscos correspondam à capacidade empregada.
Para ampliar a qualidade da documentação e trazer exatidão aos projetos, a Pöyry trouxe ao seu trabalho com auditoria independente e gestão de risco as possibilidades digitais provindas da Indústria 4.0. Um exemplo que especifica bem a aplicação desse trabalho é o uso que a companhia faz de drones para mapear a situação geral e atual dos projetos. Em se tratando de obras extensas, como a das malhas ferroviárias e/ou rodoviárias com milhares de quilômetros de extensão, esse é um cuidado que garante atender todos os aspectos de verificação.
Além disso, a verificação da qualidade da sustentabilidade é um aspecto jamais esquecido. Normalmente, quando se pensa no trabalho de uma auditoria independente, tende-se a só considerar os benefícios financeiros. Entretanto, esta é uma área com grandes capacidades sociais e ambientais, uma vez que o acompanhamento dos diversos aspectos das obras civis são fundamentais para valorizar o projeto e garantir que as demandas da sociedade sejam alcançadas.