Para Fábio Fonseca, presidente da Pöyry na América Latina, a digitalização e a sustentabilidade são pré-requisitos para o desenvolvimento de projetos eficientes
A disponibilidade de uma infraestrutura e de uma logística ampla, eficiente, segura e sustentável influenciam diretamente na competitividade de um país. Estas são áreas nas quais a Pöyry tem aportado sua visão inovadora para o desenvolvimento de soluções únicas aplicadas a portos, aeroportos, transporte sobre trilhos e também na área de saneamento.
“A sustentabilidade é parte fundamental da estratégia de negócios da Pöyry e pré-requisito das soluções que desenvolvemos para os nossos clientes. Além disso, aportamos tecnologias de digitalização que possibilitam o desenvolvimento de projetos de infraestrutura mais eficientes e operacionalmente sustentáveis no longo prazo”, afirma Fábio Bellotti da Fonseca, presidente da Pöyry no Brasil, ao destacar que a “infraestrutura, e consequentemente, a logística, são áreas vitais para alavancar a viabilidade de outros setores da economia.”
A Poyry já atuou no desenvolvimento e implantação de diversos projetos de portos e terminais intermodais, marítimos e fluviais, sempre com o objetivo de promover a competitividade e minimizar custos operacionais. Atualmente, a empresa trabalha em três projetos com ramais ferroviários no Porto de Santos; entregou recentemente um ramal ferroviário com pera e extensão de cerca de 4.800 metros para um complexo de celulose instalado no mesmo porto; e atuou no projeto da Portocel, para instalar o primeiro spreader automático de alta capacidade para movimentação de celulose.
No setor aeroportuário, a Pöyry desenvolveu o projeto de expansão do premiado Aeroporto de Porto Alegre. “Estamos preparados para participar tanto dos novos empreendimentos, quanto dos projetos de modernização e expansão decorrentes dos leilões de concessão de aeroportos promovidos pelo governo federal”, detalha o presidente da Pöyry, que também acompanha de perto o novo modelo previsto para o setor de ferrovias, que deve atrair novos investimentos e abrir boas oportunidades para a empresa.
Fonseca afirma ainda que a área ambiental, aspecto importante de qualquer projeto de infraestrutura, é outra área na qual a Pöyry possui grande expertise e que pode oferecer um diferencial de atendimento ao mercado. Desde a década de 1980, a empresa atua no desenvolvimento de projetos de consultoria para licenciamentos ambientais – de estudos de viabilidade até o acompanhamento para a obtenção das licenças. Além disso, já desenvolveu projetos de estações de tratamento de água e de efluentes para diversos empreendimentos industriais.
Uma das forças da Pöyry, empresa europeia de engenharia e consultoria que faz parte do Grupo AFRY, é a sua capacidade de combinar o conhecimento específico das diversas cadeias de valor ao que existe de mais moderno em termos de soluções de digitalização para atender às necessidades globais de um mundo que atravessa uma rápida transformação digital. “Globalmente, somamos mais de 1.700 consultores especializados em soluções de digitalização sustentáveis – de um total de mais de16 mil colaboradores – que vêm ajudando a endereçar cinco megatendências globais: cidades e infraestruturas inteligentes; futuro da mobilidade; digitalização industrial, mudanças no cenário energético e a transição para uma bioeconomia”, completa Fábio Bellotti da Fonseca.
Matéria publicada na revista O Empreiteiro - 2021