Projeto da Euca Energy prevê produção de dois milhões de toneladas anuais de celulose branqueada de eucalipto
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para instalação de uma fábrica de celulose no município de Alto Araguaia, no Mato Grosso, durante audiência pública, realizada no final de março, e que reuniu cerca de duas mil pessoas. O projeto desenvolvido pela Euca Energy prevê uma planta com capacidade de produzir dois milhões de toneladas de celulose branqueada de fibra curta (BHKP) por ano, sendo um dos maiores empreendimentos privados em curso para licenciamento no Brasil, com investimento estimado de R$ 9,5 bilhões.
Na ocasião, Kleib Fadel, especialista em engenharia ambiental da Pöyry, apresentou os graus de impactos ambientais do projeto para a região, medidas mitigadoras destinadas a diminuir ou prevenir impactos negativos, medidas compensatórias e os programas ambientais previstos, com o objetivo de obter a Licença Prévia a ser emitida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso.
“O EIA-RIMA conduzido pela Pöyry concluiu pela viabilidade técnica e socioambiental da implantação da fábrica em razão da sustentabilidade do projeto”, explica Fadel. Segundo o especialista, serão utilizadas, na nova planta, as mais avançadas tecnologias disponíveis e as melhores práticas de gerenciamento ambiental.
Entre os principais benefícios do empreendimento para a região, estão o aumento na arrecadação de impostos, o crescimento da renda per capita, a melhoria na qualidade de vida da população e as novas oportunidades de emprego - no pico da obra, o projeto deve gerar mais de oito mil postos de trabalho; na fase de operação, o empreendimento contará com aproximadamente 4.400 vagas, sendo 1.200 postos na indústria e 3.200 na área florestal.
“O projeto contribuirá para que Alto Araguaia se torne um município exportador, promovendo o desenvolvimento econômico e da infraestrutura da cidade e de seu entorno, bem como do estado e do País”, acrescenta.
A Pöyry é líder mundial em engenharia e consultoria para o setor de celulose e papel. Na área de consultoria para obtenção de licenças ambientais, a Pöyry atua na elaboração de estudos preliminares de localização do empreendimento, viabilidade socioambiental e acompanhamento dos processos de licenciamento, o que inclui também a execução de programas ambientais na fase de operação dos empreendimentos. Além disso, atua de forma integrada, unindo os projetos de engenharia conceitual e básica para os licenciamentos ambientais, o que permite a completa caracterização dos empreendimentos.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia e consultoria, que oferece soluções inteligentes para clientes das áreas de energia, transmissão e distribuição, indústria florestal, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura, água e meio ambiente. Juntos aos clientes, trabalha com as mais recentes inovações digitais.
Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica, serviços de engenharia e gerenciamento de obras, sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação dos mais diversos tipos de projetos.
No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974. Atualmente, conta com aproximadamente 400 colaboradores no País.
Globalmente, a empresa possui cerca de 5.500 especialistas, distribuídos em 40 países e 115 escritórios locais. O faturamento do grupo em 2017 foi de 522 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.
Informações à imprensa:
GPCom Comunicação Corporativa
Nando Rodrigues – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Murillo Senne – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Giovanna Picillo