Estudos podem ser utilizados ainda no licenciamento ambiental de empreendimentos
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, apresenta ao mercado brasileiro de mineração o serviço para elaboração de estudos de rompimentos de barragem, também chamado Dam Break.
“Trata-se de um trabalho que inclui a modelagem 3D dos compartimentos, os estudos do escoamento das lamas, os estudos de dispersão hídrica e o Plano de Ação de Emergência (PAE), no caso de ruptura dos seus compartimentos e/ou barragens”, conta Antônio Bernucci gerente da área de Mineração de Metalurgia da Pöyry. O estudo também traz detalhes importantes que podem ser utilizados no licenciamento ambiental de empreendimentos.
Bernucci observa que, nos últimos meses, houve um crescente interesse das empresas de mineração em analisar os impactos ambientais decorrentes de uma eventual ruptura das estruturas de suporte de barragens de rejeito. “Este movimento é muito significativo, pois, avaliar potenciais riscos e ter um plano de contingência, é fundamental para que tragédias sejam evitadas”, alerta.
Para atender a esta demanda, a Pöyry conta com equipes multidisciplinares nos escritórios do Brasil - em São Paulo e Belo Horizonte – e na Suíça. “Aliamos a expertise das equipes em trabalhos já desenvolvidos pela Pöyry fora do Brasil com o conceito de times conectados, e temos tido sucesso nos projetos em andamento”, diz.
Divisão de Mineração e Metalurgia da Pöyry
Com sede em Belo Horizonte, a unidade de Mineração e Metalurgia da Pöyry mantém um time formado por profissionais multidisciplinares que atendem as necessidades do segmento no Brasil e em toda a América Latina. A Pöyry também atende clientes de mineração na Finlândia, Peru, Chile, Suécia, Indonésia, Tailândia e Malásia.
A empresa atua tanto em projetos de capital corrente quanto na expansão de capacidade, melhoria de produtividade ou redução de custos operacionais do setor mineral. Definido o projeto, a Pöyry também pode planejar toda a instalação da mina e unidades de beneficiamento, analisar os respectivos custos e gerenciar as obras em seu conjunto (na modalidade EPCM – Engineering, Procurement and Construction Management). É um trabalho que prevê o desenvolvimento e a implantação dos projetos do início ao fim, da ‘mina ao porto’.
A Pöyry conta ainda com uma área de consultoria habilitada a realizar estudos de mercado, de competitividade, logística de distribuição de produtos, matérias-primas e insumos, localização de empreendimentos, estimativas de investimento, estudos de viabilidade técnica e econômica, de sustentabilidade, avaliações econômicas e patrimoniais de empresas. A companhia oferece ainda a consultoria em excelência operacional, que visa auxiliar qualquer tipo de indústria a implementar uma metodologia de trabalho baseada na melhoria de desempenho, sem a necessidade de investimentos em ativos ou mudanças nas estratégias de negócios.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e bio-refinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.
No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.
Globalmente, a empresa possui mais de 6 mil especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2015 foi de 575 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.
Informações à imprensa:
GPCom Comunicação Corporativa
Nando Rodrigues – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Murillo Senne – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Giovanna Picillo
Tel.: (11) 3129-5158