Tema faz parte da palestra magna que Carlos Farinha, vice-presidente da Pöyry, fará na abertura do ABTCP 2016. Segundo ele, a indústria de base florestal no Brasil pode estar ameaçada se não houver um esforço coordenado nas próximas décadas
As ameaças à competitividade do setor de celulose e papel no Brasil e a necessidade de se estabelecer uma agenda de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que oriente a indústria nacional são o tema da palestra magna que Carlos Farinha, vice-presidente da Pöyry, fará na abertura do ABTCP 2016 – 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece entre os dias 25 a 27 de outubro, às 9h, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Para a Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, um esforço coordenado e investimentos muito grandes estão sendo feitos pelos mercados desenvolvidos no exterior com o objetivo de recuperar sua competitividade. “No Brasil, a nossa indústria de base florestal pode estar com a competitividade ameaçada. Precisamos de uma agenda que oriente e coordene a pesquisa e desenvolvimento, no médio e longo prazo, digamos, até 2030, 2040”, afirma o executivo. Farinha acrescenta que muitas vezes as inovações são patenteadas e de difícil acesso. “Se criarmos uma agenda mais ampla, teremos a possibilidade de oferecer mais produtos e mais serviços com teor sustentável, que atendam à realidade nacional”.
Prêmio ABTCP Destaques do Setor
A expertise da Pöyry no setor foi mais uma vez reconhecida e, pela 7ª vez consecutiva, a empresa conquistou o Prêmio ABTCP Destaques do Setor, pela categoria 'Prestadores de Serviços de Engenharia e Consultoria’, que será entregue durante o Jantar de Confraternização Anual, a ser realizado a partir das 20h do dia 26 de outubro. “A manutenção do reconhecimento pelo mercado, e em particular dos nossos clientes, comprova nosso compromisso de entregar ao mercado de celulose e papel o estado da arte em serviços de consultoria e de engenharia”, comemora Márcia Mastrocola, diretora de Papel e Celulose da Pöyry.
Uma empresa conectada no desenvolvimento nacional
Na área de exposição, a Pöyry contará com um time de especialistas para demonstrar como a nova visão da empresa – The connected company – vem sendo utilizada para auxiliar as empresas do setor de celulose e papel a vencerem os novos desafios diários, que surgem em um ritmo cada vez mais intenso. São eles que demandam serviços de consultoria e de engenharia sustentáveis para solucionar problemas complexos, como operações mais sustentáveis do ponto de vista de geração de energia e de consumo de matéria-prima, bem como redução de custos operacionais. Para isso, os clientes da Pöyry contam com a experiência de engenheiros que atuam em cerca de 50 países, desenvolvendo mais de 10 mil projetos a cada ano, em áreas que vão desde as fases de consultoria técnica e estratégica, passando pelo estudo de viabilidade, engenharia de detalhamento, e gerenciamento de implantação de um projeto até o suporte a operação, entre outras atividades.
No Brasil desde 1974, a Pöyry participou da implantação de novas unidades industriais e na expansão de grandes empresas, como Aracruz, Veracel, Klabin, Suzano, Fibria, Eldorado, Rigesa e CMPC, entre outras. Nos últimos cinco anos, licenciou mais de 15 milhões de toneladas de celulose, praticamente a totalidade da produção nacional.
A área de Consultoria da Pöyry desenvolve estudos de mercado, de competitividade, logística de distribuição de produtos, matérias-primas e insumos, localização de empreendimentos, estimativas de investimento, estudos de viabilidade técnica e econômica, de sustentabilidade, avaliações econômicas e patrimoniais de empresas, entre outras.
A empresa está capacitada e estruturada para atuar em todas as etapas de um projeto, da concepção à implantação. Uma vez que o projeto foi delineado, a empresa também pode atuar no planejamento da instalação da unidade industrial, na análise dos respectivos custos e no gerenciamento das obras em seu conjunto, no modelo EPCM – Engineering, Procurement, Construction Management.
A Pöyry conta ainda com uma área de Capex Sustaining, que oferece gerenciamento do ciclo completo – de engenharia ao gerenciamento de implantação – de pequenos projetos de gastos de capital para melhoria operacional, manutenção e eliminação de gargalos em fábricas já em operação.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.
No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.
Globalmente, a empresa possui mais de 6 mil especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2015 foi de 575 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.
Informações à imprensa:
GPCom Comunicação Corporativa
Nando Rodrigues – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Murillo Senne – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Giovanna Picillo
Tel.: (11) 3129-5158