A importância e os diferenciais de um bom gerenciamento de projetos
O gerenciamento de projetos de engenharia consiste em um conjunto de conhecimentos, técnicas e ferramentas para entregar confiabilidade e eficiência aos trabalhos. Ele é executado por uma equipe multidisciplinar especializada que atua de ponta a ponta por todo o desenvolvimento do projeto, desde a criação de propostas personalizadas até sua entrega, passando pelo planejamento, desenvolvimento e execução.
À frente desta equipe, está o gestor ou gerente de projetos - o profissional responsável pelo escopo, planejamento, gestão de custos, análise de riscos associados, organização do time e pela qualidade. Para isso, ele participa de todas as etapas de desenvolvimento e busca, acima de tudo, a comunicação efetiva entre o cliente, a equipe e as demais partes interessadas.
Leia também: Auditoria independente favorece a gestão de riscos e amplia qualidade de projetos
A Pöyry - empresa europeia de alcance global líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria - conta com um time de gestores que possuem excelentes qualificações e um profundo conhecimento de metodologias. Afinal, para estar à frente de um projeto, é preciso que o profissional atue em todas as áreas da engenharia, entenda as necessidades do cliente e possua capacidade analítica para resolver problemas.
Metodologia de gerenciamento de projetos da Pöyry
A Pöyry está na vanguarda tecnológica no Brasil, utilizando recursos de metodologias internacionais com qualidade comprovada. É o caso da PMBoK (Project Management Body of Knowledge), do instituto americano PMI (Project Management Institute), o qual passa por constantes processos de aprimoramento a fim de tornar os projetos mais ágeis e dinâmicos e é umas das referências adotadas pela Pöyry na construção dos seus guidelines e metodologias.
Desta forma, a partir do entendimento do escopo do projeto, é possível estabelecer uma lista de entregáveis, organizar cronogramas, criar um plano de comunicação eficiente e utilizar ferramentas específicas de gerenciamento de custos. Tudo isso avaliado pelos gestores de projetos, experts da Pöyry.
Planejamento
Um dos principais pilares dessa metodologia é o planejamento, fundamental na definição e sequenciamento das atividades, bem como para a estimativa de recursos e de duração. Nele, há o desenvolvimento e acompanhamento do cronograma, com destaque aos milestones, ao caminho crítico, e ao acompanhamento de atividades sucessoras e predecessoras de todas as disciplinas e etapas envolvidas.
Processo de comunicação
Outro elemento importante da metodologia de gerenciamento é o desenvolvimento do processo de comunicação, isto é, como as informações serão geradas, distribuídas, acompanhadas e armazenadas para que proporcionem a otimização do tempo. Visto que o gerenciamento de projetos gasta a maior parte do seu tempo em comunicação, esta necessita ser organizada e eficaz.
Integração das atividades
Dentro da metodologia da Pöyry, a principal responsabilidade do gerenciamento de projetos é proporcionar a unificação e articulação em todas as suas atividades, buscando atender às expectativas dos clientes. Essa área engloba o entendimento amplo das 10 áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos e todas as suas interfaces, sendo elas:
- integração,
- escopo,
- custo,
- prazo,
- qualidade,
- recursos humanos,
- comunicação,
- riscos,
- aquisições,
- partes interessadas.
Leia também: Benefícios da modernização dos processos industriais
Gerenciamento de projetos e sustentabilidade
A sustentabilidade no gerenciamento de projetos está apoiada na tríade de bases social, ambiental e econômica, as quais se preocupam com, respectivamente, a qualidade de vida dos colaboradores, a diminuição dos impactos ambientais e a produção e consumo responsáveis.
Hoje em dia, qualquer projeto deve ser pensado levando em conta o melhor aproveitamento dos recursos naturais e a adoção de soluções energéticas sustentáveis e provenientes de fontes renováveis. A engenharia tem ajudado a propor soluções sustentáveis voltadas à indústria e às cidades, assim como desenvolver infraestruturas inteligentes para o futuro da mobilidade, a digitalização industrial e o mercado de energia em transformação.
Além disso, com o gerenciamento de projeto, é possível desenvolver metas que mensuram o resultado que as soluções sustentáveis têm na sociedade e no meio ambiente. Por exemplo, a redução das emissões de CO², o aumento da eficiência energética e os processos mais circulares, que envolvem redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
A Pöyry e seus mais de 16 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização têm como missão acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável. Por isso, o gerenciamento de projetos é totalmente focado nas mais recentes diretrizes de sustentabilidade, utilizando ferramentas customizadas para o sucesso dos projetos por todo ciclo de vida, sempre tomando todas as medidas possíveis para evitar danos ao meio ambiente.
Making Future