Expertise da Pöyry em águas e saneamento
O desenvolvimento da urbanização nos países emergentes gera um crescimento significativo na industrialização e no avanço populacional, aumentando, assim, a busca por soluções mais sustentáveis. Com isso, as demandas para a área de saneamento vão desde melhores medidas para o aproveitamento dos recursos hídricos, passando por inovadoras tecnologias de tratamento da água, distribuição e, finalmente, reaproveitamento e disposição de resíduos.
Isso significa que, para os próximos anos, as perspectivas para o setor de infraestrutura e saneamento são excelentes, especialmente devido às iniciativas do governo de reiniciar a economia no pós pandemia. Acredita-se que a recuperação durante e após a pandemia da Covid-19 deve ser socioeconomicamente sustentável e foca em garantir acesso à água limpa e ao esgoto tratado, como promotores diretos da saúde e higiene.
O saneamento no Brasil
Existem lacunas importantes na infraestrutura atual de águas e saneamento no Brasil, que podem ser combatidas com a melhoria da provisão pública e o aumento do investimento do setor privado. Entre elas estão:
- Cerca de 76% da população possui acesso ao abastecimento de água e apenas 49% tem acesso à coleta de esgoto, atrapalhando o desenvolvimento do país;
- Perdas e ineficiências de 38% na distribuição das redes de saneamento existentes, o que está longe das melhores práticas, apesar da trajetória de queda;
- Necessidade de investimentos da ordem de R$ 600 a 700 bilhões em CAPEX até 2033 para estender as redes de saneamento, além da substituição e aprimoramento da rede atual, para atender a população de maneira adequada.
A recente atualização do marco legal do saneamento pela Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020, representa um avanço importante para o Brasil, pois potencializa a parceria entre o estado e a iniciativa privada, fundamental em um cenário de déficit fiscal que se agravou com a pandemia da Covid-19.
Neste contexto, entende-se que as novas medidas, ações e regulamentação podem motivar investimentos, acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável e criar excelentes oportunidades para a Pöyry assumir um papel de liderança como empresa de engenharia e consultoria também neste setor.
Por que a Pöyry?
Com base na forte posição de contribuição nos segmentos de infraestrutura, energia limpa e bioindústria, a Pöyry - empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria - contribui ativamente para acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável, gerando valor e crescimento a longo prazo para seus clientes.
Suas soluções sustentáveis desempenham um papel importante no futuro da mobilidade, digitalização industrial, mudanças nos mercados de energia, cidades inteligentes e infraestrutura.
No setor de Águas e Saneamento, a empresa conta com mais de 400 especialistas, distribuídos em 30 escritórios ao redor do mundo, e com projetos já executados em mais de 40 países. No Brasil, a Pöyry é destaque na implantação de projetos de plantas industriais, que incluem a captação, o tratamento e a distribuição de águas, bem como o tratamento, reaproveitamento e a disposição de resíduos.
Além disso, sua expertise permite ao cliente reduzir riscos atrelados a seu negócio, oferecer assertividade para manter os projetos dentro do cronograma e do orçamento e, acima de tudo, fazer a diferença na consolidação de um projeto.
Principais serviços de saneamento oferecidos pela Pöyry
A Pöyry - com mais de 16 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização - oferece serviços que cobrem todas as fases de projetos municipais e industriais. Entre eles:
- Soluções para gestão da água
- Tratamento de águas residuais
- Tratamento do lodo municipal e resíduos
- Tratamento de água
- Redes de água
- Águas de tempestade e enchentes
- Consultoria gerencial
Making Future