Números mostram que setor cresceu 2%, para 1,121 milhão de toneladas,
enquanto o consumo per capita chegou a 5,4 quilos
Levantamento realizado pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, revela que o consumo de papéis sanitários no Brasil, em 2016, foi de 1,121 milhão de toneladas, o que corresponde a crescimento de 2% em relação ao ano anterior, e mais de cinco pontos percentuais acima do PIB brasileiro. No ano, o consumo per capita do brasileiro foi de 5,4 quilos. Embora esse volume represente um aumento de 30% desde 2010, o consumo de tissue no Brasil ainda está abaixo de países como Chile (12 kg/ano/hab) e Estados Unidos (25 kg/ano/hab).
“A crise econômica freou o segmento tissue, que avançou em um ritmo menor em 2016, se comparado à média dos últimos dezesseis anos, que foi de 3,7% ao ano. Ainda assim, teve desempenho melhor do que o consumo de papel como um todo – que ficou praticamente estagnado em 2016 – e bem à frente do PIB brasileiro, que recuou 3,6%”, avalia Manoel Neves, gerente de Estudos Econômicos da Pöyry, ao afirmar que o mercado de papéis sanitários deve manter desempenho semelhante em 2017.
Os resultados verificados pela consultoria confirmam a existência de uma forte correlação entre os níveis de renda e o consumo de papéis sanitários, e são compatíveis com o processo de urbanização e o aumento do padrão de consumo da população brasileira, que pode ser verificado, inclusive, pelo pequeno decréscimo registrado nos últimos dois anos.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia e consultoria, que entrega soluções inteligentes a clientes da indústria florestal, papel e celulose, mineração e metalurgia, químicos e biorrefinaria, infraestrutura, água e energia (geração, transmissão e distribuição). Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos.
No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 500 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.
Globalmente, a empresa possui cerca de 5.500 especialistas, distribuídos em 40 países e 130 escritórios locais. O faturamento do grupo em 2016 foi de 530 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.
Informações à imprensa:
GPCom Comunicação Corporativa
Nando Rodrigues – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Murillo Senne – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Giovanna Picillo
Tel.: (11) 3129-5158