Com 57 quilômetros de extensão, o Gotthard Base Tunnel, na Suíça, levou mais de duas décadas para ser concluído e contou com a colaboração de inúmeros especialistas da Pöyry, neste que é considerado o projeto do século.
O Gotthard Base Tunnel, o mais extenso túnel ferroviário do mundo, foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (1/6). Localizado na Suíça, ele tem 57 quilômetros de extensão e atravessa os Alpes, quase sem grandes desvios, desde a cidade de Erstfeld, no Cantão de Uri ao norte, até Bodio, no Cantão de Ticino, ao sul.
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, esteve envolvida no projeto desde meados da década de 1980, quando atuou nos estudos de alinhamento. A empresa foi também a parceira líder e ativa no consórcio de engenharia, envolvida tanto no design quanto na supervisão da seção geológica e logisticamente ambiciosa de Sedrun. A Pöyry também colaborou de forma significativa na definição dos equipamentos utilizados no projeto e na definição do suprimento de energia para o sistema de tração da ferrovia em toda a extensão do túnel.
"Devido à alta velocidade das composições, o time da Pöyry enfrentou desafios importantes, tais como a supervisão do site da parada de emergência em Sedrun, e o planejamento dos sistemas de segurança em toda a extensão do túnel, incluindo o sistema de ventilação. Nossa contribuição foi significativa para a segurança operacional e confiabilidade do túnel”, afirma Christian Casparis, gerente de projetos da Pöyry.
Estudos de impacto ambiental e propostas para sua mitigação, bem como medidas de recuperação, estiveram entre as responsabilidades da Pöyry. Para a Transtec, contratada para o fornecimento total dos equipamentos de linha férrea, a Pöyry coordenou o plano de implementação, supervisionou o cumprimento dos requisitos, liderou a gestão de riscos e proporcionou suporte em vários outros aspectos.
Soluções inteligentes para desafios complexos – Com a realização do Gotthard Base Tunnel, a Pöyry dominou uma diversidade de desafios relacionados à extensão do túnel, à grande profundidade da cobertura do túnel, às altas temperaturas da rocha e às difíceis condições geológicas. Os engenheiros foram desafiados a repensar métodos utilizados anteriormente na construção de túneis e desenvolver novas soluções. Assim, foram tomadas medidas especiais no segmento Sedrun para neutralizar a alta pressão na montanha. No mesmo segmento, desafios logísticos adicionais tiveram de ser dominados pela Pöyry, como a existência de um único acesso para os trabalhadores, que era feito por um poço com 800 metros de profundidade.
Os inúmeros furos de exploração exigiram grande planejamento e vigilância, pois como eram a base mais importante para o correto alinhamento e construção do túnel, tinham que satisfazer exigências rigorosas. Durante o planejamento dos equipamentos do túnel, foi dada especial atenção às variações de pressão de ar em toda sua extensão, que são geradas pelo tráfego ferroviário.
Também representaram desafios adicionais a proposição de medidas de mitigação e de recuperação especiais para reduzir o impacto sobre o meio ambiente, entre elas o terraceamento (terracing) do terreno de acordo com o modo tradicional de cultivo da região de Faido.
"A Pöyry se orgulha de ter contribuído para a conclusão bem sucedida deste projeto do século - o mais longo túnel ferroviário do mundo. Em todos os aspectos, esta é uma conquista pioneira, que deu prova da força inovadora da indústria suíça da construção civil. A realização do Gotthard Base Tunnel demonstra uma vez mais nossa capacidade e habilidade em engenharia", completa Marcel Winter, diretor geral da Pöyry na Suíça.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada – balanced sustainability – e gestão responsável, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.
No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.
Globalmente, a empresa possui mais de 6.000 especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2014 foi de 571 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.
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