Em seu quarto ano de existência, programa tem atraído cada vez mais jovens em busca de desenvolvimento profissional em uma das mais importantes empresas de engenharia e consultoria do mundo
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, abre inscrições para o Programa de Estágio 2017. Voltado a alunos de graduação dos cursos de Arquitetura e Engenharias de Automação e Controle, Civil, Elétrica, Eletrotécnica, Mecânica, Produção e Química, com previsão de conclusão para dezembro de 2017 ou dezembro de 2018, o programa recebe inscrições até o dia 30 de setembro.
Criado em 2014, o programa tem atraído, ano a ano, um número maior de interessados: foram 337 candidatos para seis vagas na edição 2015 e, no ano passado, 582 inscritos concorreram a sete vagas, um aumento de 72%. Para Andrea Boschetti, diretora de Recursos Humanos da Pöyry para América Latina, tais números são resultado de uma combinação de fatores. “Redirecionamos e ampliamos os canais de comunicação, com a divulgação, por exemplo, por meio das redes sociais em grupo de alunos e universidades. Esse interesse maior reflete também o fato de Pöyry agora estar no radar dos alunos, que passam a olhar para a empresa como destino desejável para se trabalhar”, afirma Andrea.
O nível de qualificação e senioridade dos profissionais da Pöyry, bem como o tipo de projetos que a empresa desenvolve são muito atrativos para os jovens estudantes de engenharia. “Além disso, a seriedade com que o programa é conduzido, desde a fase de seleção até o acompanhamento que é feito com os estagiários, atrai esse público”, completa a diretora.
Mesmo com o aumento no número de candidatos, algumas características continuam influenciando o processo seletivo, como a falta de domínio do idioma inglês. “O desempenho escolar, assim como o idioma, tem um peso importante em nossa avaliação, bem como fatores comportamentais, entre eles iniciativa, postura proativa e habilidade de se comunicar”, lembra Andrea.
O programa é desenvolvido no modelo de “job rotation”, no qual os estagiários atuam em várias áreas dentro da empresa e a metodologia de trabalho da Pöyry demanda muita interface. Assim, a habilidade do candidato em se expressar e se comunicar com clareza, além de um bom relacionamento interpessoal, também são levados em consideração no momento da escolha.
Presença feminina – Participantes do sexo feminino têm se destacado no Programa de Estágio, reflexo do maior número de mulheres cursando as diversas modalidades de engenharia, áreas que, historicamente, eram dominados pelo gênero masculino. Dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP) revelam que, entre 2005 e 2012, o número de mulheres credenciadas nas diferentes áreas da engenharia subiu 142,14%. Embora neste mercado as mulheres ainda encontrem dificuldades para assumir e progredir em cargos de comando e manter níveis salariais semelhantes aos dos homens, pesquisas de universidades como USP, UFSCar e UTFPR, bem como do Sindicado dos Engenheiros no Estado de São Paulo, mostram que o número de mulheres que ingressam e concluem cursos de engenharia tem crescido significativamente.
Em nosso programa, tanto no processo de avaliação como no acompanhamento do desenvolvimento dos estagiários, as mulheres têm evidenciado de forma crescente competências comportamentais como iniciativa, proatividade, liderança, colaboração, capacidade de solução de problemas e controle emocional, o que mostra que, mais do que uma questão numérica, elas têm se destacado qualitativamente e ganhado visibilidade para futuras efetivações”, ressalta a diretora de RH.
O programa de estágios da Pöyry tem baixo nível de desistência e apresenta um índice de efetivação muito bom. “Dos estagiários que ingressaram e terminaram a graduação, 50% foram efetivados na turma de 2014 e 75% na turma de 2015. Tais números nos permitem concluir que estamos na direção correta. Isso se confirma também no feedback fornecido pelos gestores que acompanham os estagiários ao longo do programa, e nos depoimentos colhidos nas avaliações realizadas”, revela Andrea.
Sobre a Pöyry
A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.
No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.
Globalmente, a empresa possui mais de 6 mil especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2015 foi de 575 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.
Siga a Pöyry nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube.
Informações à imprensa:
GPCom Comunicação Corporativa
Nando Rodrigues – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Murillo Senne – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Giovanna Picillo
Tel.: (11) 3129-5158